O senador Humberto Costa (PE) é o novo presidente interino do PT, substituindo Gleisi Hoffmann (PR). O nome foi decidido nesta manhã (7), quando a Executiva Nacional do partido se reuniu virtualmente para escolher o novo presidente. O parlamentar ficará no cargo até julho, quando será realizada a eleição para escolher o presidente efetivo.
Quem é Humberto Costa?
Ex-ministro da Saúde no primeiro governo Lula, Humberto é médico e jornalista. Foi ele o responsável pela criação de programas como o Samu 192, o Farmácia Popular e o Brasil Sorridente.
Também foi vereador, deputado estadual e deputado federal, secretário municipal de Saúde do Recife e secretário de Estado das Cidades em Pernambuco. Em 2010, foi eleito o primeiro senador do PT pernambucano com mais de 3 milhões de votos.
No governo Dilma, ele foi líder do governo no Senado e, em 2017, virou líder da oposição ao governo Michel Temer. Por cinco vezes, foi eleito para liderar a bancada do PT no Senado Federal.
Mudanças na Esplanada
A mudança no comando do partido de Lula acontece como uma consequência de mudanças Esplanada. Humberto substituirá Gleisi Hoffmann, que, na próxima segunda-feira (10), assumirá o cargo de ministra das Relações Institucionais. Isso porque o presidente demitiu Nísia Trindade do Ministério da Saúde, que será substituída por Alexandre Padilha (PT), que deixou a SRI (Secretaria de Relações Institucionais). A primeira mudança ocorreu em janeiro, quando Paulo Pimenta deixou a Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República) para dar lugar ao marqueteiro Sidônio Palmeira.