18.1 C
Brasília

Hugo Motta indica que PL da Anistia pode ser discutido no Colégio de Líderes

Após o projeto de lei da anistia ter sido protocolado nesta segunda-feira (15), Hugo Motta diz que isso é assunto para o Colégio de Líderes

Data:

Sem citar diretamente o Projeto de Lei da Anistia (PL 2858/22), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta terça-feira (15) em suas redes sociais: “Democracia é discutir com o Colégio de Líderes as pautas que devem avançar”. Ele reforçou que, em uma democracia, as decisões precisam ser coletivas: “Ninguém tem o direito de decidir nada sozinho”.

Motta também destacou a importância da responsabilidade no exercício do cargo: “É preciso ter responsabilidade com o cargo que ocupamos, pensando no que cada pauta representa para as instituições e para toda a população brasileira”, concluiu.

PL protocola urgência

Nesta segunda-feira (14), o líder do Partido Liberal (PL) na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), protocolou um requerimento de urgência para a votação do projeto de lei que prevê anistia a condenados pelos atos do 8 de janeiro. Antes disso, ele já havia tentado levar o tema ao colegiado, mas não obteve apoio dos líderes.

A lista divulgada ontem — até então mantida em sigilo — revelou o nome e o partido de 262 parlamentares que apoiaram o pedido de urgência. Entre os partidos com maior número de assinaturas estão o União Brasil (40), o PP (35) e o PSD (23), que compõem a base do governo.

O que é o PL da Anistia?

O PL 2858/2022 propõe anistia para envolvidos em crimes políticos e eleitorais cometidos após as eleições de 2022. O projeto então beneficiaria os envolvidos nos atos de destruição do 8 de janeiro de 2023 em Brasília, e pode também ajudar o ex-presidente Jair Bolsonaro, derrotado nas eleições, hoje inelegível até 2030 e réu no STF por suposta tentativa de golpe de Estado.

O texto concede ainda anistia para quem ajudou no financiamento, organização ou apoio de qualquer natureza aos atos, além de quem fez publicações de endosso nas redes sociais.

Autor

  • Graduada em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB). Vencedora do 16º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, do Instituto Vladimir Herzog. Foi estagiária da Rádio Senado. *Estagiária sob a supervisão da reportagem.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Confaz anuncia aumento do ICMS sobre combustíveis e gás de cozinha

Aumento atinge gasolina, diesel e gás de cozinha

Hidrelétrica de Itaipu alcança a marca histórica de 3,1 bilhões MWh produzidos

Itaipu se consolida como a usina que mais produz energia elétrica no mundo

Transportadoras relatam queda na demanda após tarifaço dos EUA

Levantamento aponta redução em fretes de exportação

Líderes do BRICS discutem mecanismos para ampliação de comércio

Presidente defende multilateralismo e critica tarifaço