25.6 C
Brasília

Hugo Motta defende diálogo para resolver impasse das emendas e descarta impeachment de Lula

Presidente da Câmara avalia que transparência é importante, mas Congresso tem prerrogativa sobre emendas parlamentares

Data:

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que o impasse sobre as emendas parlamentares será resolvido por meio do diálogo entre os Poderes. Segundo ele, a transparência é fundamental, mas o Congresso também tem o direito de definir a forma de distribuição dos recursos. A declaração foi dada em entrevista à rádio Arapuan.

O embate começou em dezembro de 2024, quando o ministro Flávio Dino, do STF, suspendeu o pagamento de R$ 4,2 bilhões em emendas parlamentares que não atendiam aos critérios de rastreabilidade e transparência. Desde então, há um impasse entre Legislativo e Judiciário sobre a liberação dos recursos.

Pedidos de impeachment de Lula não avançarão, diz Motta

Hugo Motta também minimizou os pedidos de impeachment do presidente Lula (PT) que tramitam na Câmara. Para ele, apenas um pedido de “extrema relevância” teria chances de avançar, e este não é o foco do Congresso no momento.

“Não é instabilidade que vai resolver o problema do país”, declarou Motta, indicando que o tema não será prioridade em sua gestão.

A declaração reforça a postura do presidente da Câmara de priorizar a estabilidade política e a negociação institucional para solucionar os desafios no Congresso.

Autores

  • Formada em jornalismo pelo UniCeub e graduanda em Ciências Políticas. Atuou como repórter na TV Cultura, Record, Metrópoles e R7. Atualmente, na Arko Advice cobre Congresso Nacional. Vencedora do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar e do Expocom/Intercom Centro-Oeste. Também conquistou lugar no Prêmio Paulo Freire de Jornalismo.

    Ver todos os posts
  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Conselho de Política Mineral aprova nova governança, incluindo minerais críticos

Novas diretrizes priorizam transição energética e modernização sustentável da mineração

Crédito destinado à indústria da transformação caiu 40% em 12 anos, aponta CNI

Em contrapartida, o crédito para consumidores aumentou 97%.

Na próxima semana, CFT vota projeto do corte linear de benefícios

Governo busca agilizar tramitação e ampliar impacto fiscal apensando o texto ao PLP 128/2025