24.5 C
Brasília

Hugo Motta barra Eduardo Bolsonaro como líder da minoria

Deputado pode perder o mandato por faltas

Data:

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), indeferiu oficialmente a indicação de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) como líder da minoria, conforme publicação no Diário Oficial da Câmara desta terça-feira (23).

O parecer da Secretaria-Geral da Mesa (SGM) destacou que Eduardo não comunicou previamente sua ausência do território nacional, em descumprimento ao Regimento Interno da Casa, e ressaltou que a liderança demanda presença física, participação em plenário, comissões e reuniões do colégio de líderes, sendo impossível o exercício remoto dessa função.

“Evidencia-se a incompatibilidade do exercício da Liderança da Minoria na Câmara dos Deputados pelo Deputado Federal Eduardo Bolsonaro, visto que se encontrar ausente do território nacional não tendo atendido ao disposto no art. 228 do RICD”, diz o parecer.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

Motivações

A oposição havia indicado Eduardo Bolsonaro para a liderança da minoria na semana passada. como estratégia para evitar a contabilização de suas faltas e consequente perda do mandato, já que líderes em missão oficial têm ausências justificadas, conforme ato da Mesa Diretora.

“Não obstante ser o exercício do mandato inerentemente presencial, a função de Líder o é com ainda maior intensidade. A ausência física do parlamentar do país o impede de exercer prerrogativas e deveres essenciais à Liderança, tornando seu exercício meramente simbólico e em desacordo com as normas regimentais”, aponta o parecer.

Desdobramentos

Além do risco de cassação por faltas, Eduardo Bolsonaro também foi denunciado nesta segunda-feira (22) pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF) por coação no curso do processo.

O Conselho de Ética da Câmara pautou também a abertura de processo contra o parlamentar por quebra de decoro e articulação contra autoridades brasileiras durante sua estadia no exterior.

Autores

  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts
  • Jornalista carioca em Brasília, com experiência em cobertura econômica e política. Formação pela PUC-Rio, com passagem pela CNN Brasil na áreas de produção de videorreportagem.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita