O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), viajará para os Estados Unidos neste fim de semana para avançar com a Política Nacional de Data Centers. A matéria prevê incentivos fiscais sobre equipamentos usados na fase de implantação dos centros de processamento de dados. Outras agendas de tecnologia também integram as discussões da viagem que inicia nesta sexta-feira (2), e termina na quinta-feira (8).
Itinerário
Assim, Haddad parte de São Paulo nesta sexta-feira (2), às 20h, com destino a Los Angeles, na Califórnia. No domingo (4), ele participa de um jantar privado oferecido pelo Milken Institute, com a presença de investidores internacionais. Nesse encontro inicial, para se contextualizar, o ministro receberá informações sobre a atual situação da economia norte-americana.
Na segunda-feira (5), Haddad realiza uma reunião bilateral com o diretor financeiro da Google para discutir inteligência artificial. Depois, participa de dois painéis promovidos pelo Milken Institute, onde abordará o cenário econômico brasileiro — incluindo G20 e financiamento climático — para investidores interessados em direcionar recursos ao Brasil.
À tarde, o ministro viaja para San José, onde se reúne com a CEO da NVIDIA e visita as instalações da empresa. Na terça-feira (6), participa de um café da manhã com players globais e se reúne com executivos da Amazon para discutir amplamente a política de data centers. À noite, Haddad aterrissa na Cidade do México.
Com o objetivo de aprofundar as relações bilaterais com o México, na quarta (7), Haddad se reúne com atores econômicos brasileiros que atuam no país, como também, com o Secretário da Fazenda e Crédito Público mexicano. A previsão é que o ministro chegue em Brasília na madrugada da quinta-feira (8).

