18.7 C
Brasília

Haddad: tarifas são insustentáveis política e economicamente e não devem ser mantidas

Ministro da Fazenda reforça defesa do multilateralismo

Data:

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), disse não acreditar que as tarifas dos EUA sobre produtos brasileiros serão mantidas. Para ele, a imposição de taxas de 50% é política e economicamente insustentável.
“Os EUA são superavitário em relação à América do Sul e ao Brasil também. Nos últimos 15 anos tivemos um déficit de bens e serviços de mais de US$ 400 bi com os EUA […] Não faz sentido um país que tem 200 anos de relações com o Brasil ter esse tipo de atitude”, argumentou, em entrevista ao canal “Barão de Itararé” e outros canais de mídia alternativa.

Multilateralismo

O ministro defendeu que o Brasil é um país que aposta no multilateralismo em suas relações exteriores e que não escolhe parceiros por alinhamento ideológico.

“O Brasil tem tamanho para não pensar em se alinhar a um bloco econômico, por mais importante que ele seja. O país que está negociando com China, Rússia, Índia, Áfria do Sul, com o Oriente Médio, é o mesmo país que está buscando o acordo com a União Europeia. É o mesmo país que buscou acordo com o governo dos EUA durante o governo Biden”, disse.

Críticas a Tarcísio

Ele ainda reafirmou o discurso do governo de que as tarifas foram gestadas com apoio de Eduardo Bolsonaro (PL). “Até a extrema-direita vai precisar reconhecer, mais cedo ou mais tarde, que deu um tiro no pé. Isso porque está prejudicando o estado de São Paulo, com o suco de laranja, os aviões da Embraer”, destacou.
Haddad ainda fez críticas duras ao governador de SP, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que culpou Lula pelas tarifas.

“O governador errou muito. Ou uma pessoa é candidata a presidente, ou é candidata a vassalo. Não há espaço no Brasil para vassalagem”, atacou.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Coordenador de jornalismo na Arko Advice, contribui para o Política Brasileira com bastidores da política nacional. Tem passagem como repórter pelo Correio Braziliense, Rádio CBN e Brasil61.com. Mestrando em Ciência Política.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Na próxima semana, CFT vota projeto do corte linear de benefícios

Governo busca agilizar tramitação e ampliar impacto fiscal apensando o texto ao PLP 128/2025

Silveira sobre o leilão de baterias: “Será fundamental para assegurar a eficiência do nosso sistema elétrico”

Ministro articula participação de gigantes asiáticas para ampliar segurança energética e inovação tecnológica