21.5 C
Brasília

Haddad descarta candidatura em 2026: “Já falei para Lula que não tenho intenção”

Ministro da Fazenda diz que seu foco está na economia e que Lula será competitivo na eleição

Data:

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou na última sexta-feira (21) que não pretende concorrer a nenhum cargo nas eleições de 2026. Em entrevista ao ICL Notícias, ele declarou já ter comunicado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sua decisão.

“Já falei para o presidente Lula que não tenho intenção de ser candidato no ano que vem”, afirmou Haddad, reforçando que seu foco está na condução da política econômica.

O ministro também destacou que Lula estará forte para a disputa presidencial. “Ele goza de muita saúde, está apto a governar o país e vai chegar competitivo”.

Cenário político e legado do PT

Haddad mencionou sua experiência em eleições anteriores, como a disputa presidencial de 2018, quando substituiu Lula, e a candidatura ao governo de São Paulo em 2022. Ele ressaltou que aceitou a missão de concorrer à presidência para defender o legado do Partido dos Trabalhadores (PT) e denunciar o que considerava irregularidades na Operação Lava Jato.

“Aquilo ficou gritante depois que vazaram todas aquelas mensagens, de que havia uma orquestração contra líderes políticos”, afirmou, referindo-se às conversas vazadas entre membros do Ministério Público e o então juiz Sergio Moro.

Críticas à Fazenda e defesa do governo

O ministro também comentou sobre uma reunião na Granja do Torto, onde aliados de Lula teriam discutido problemas na gestão econômica. Haddad, que estava em viagem ao Oriente Médio, minimizou os rumores de críticas à sua atuação:

“Não quero crer que na minha ausência alguém tenha feito críticas a mim numa reunião com o presidente Lula.”

Ele ainda ironizou polêmicas recentes, como a falsa informação de que a Fazenda estaria propondo taxação do Pix:

“Se essa for a crítica à Fazenda, estou bem na foto. Uma fake news de um moleque que, por acaso, é deputado, não pode abalar um governo.”

Autores

  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts
  • Estudante de Ciência Política na Universidade de Brasília (UnB), busco, junto ao jornalismo político, desenvolvimento profissional e experiências que possam aperfeiçoar esta jornada. * Estagiária sob a supervisão da equipe de reportagem.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita