O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta terça-feira (8) que o governo federal está elaborando uma nova medida para facilitar o acesso do trabalhador a linhas de crédito com juros baixos. A declaração foi feita durante a abertura do 100º Encontro Internacional da Indústria da Construção (Enic), realizado em São Paulo.
Sem entrar em detalhes, Haddad adiantou que a proposta está em fase final de elaboração:
“Estamos construindo uma solução muito elegante, que preserva o direito do trabalhador a crédito barato, isso é um direito do cidadão, mas, ao mesmo tempo, reserva o estoque de poupança para fomentar o investimento”.
Segundo o ministro, o objetivo é buscar um equilíbrio entre o uso da poupança nacional para financiar o crescimento econômico e o atendimento às necessidades imediatas do cidadão, como imprevistos e consumo pessoal.
“Há vários imprevistos e anseios de consumo que têm que ser suportados por linhas de crédito adequadas”, afirmou.
Desafios internos e externos
Haddad reconheceu que, apesar do esforço técnico do governo, a realidade do cidadão nem sempre é totalmente conhecida pelas autoridades. Ele também citou os desafios vindos do cenário internacional, mencionando o impacto das declarações do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, sobre a aplicação de novas tarifas comerciais.
“E tem coisas que ainda estão na mesa para a gente negociar, que a gente sabe que tem que calibrar, sobretudo, alguns desafios externos que foram colocados desde a semana e vamos tentar, juntos, enfrentá-los”, disse.
Evento reúne autoridades e empresários
Também participaram da cerimônia de abertura o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os ministros Rui Costa (Casa Civil), Jader Barbalho Filho (Cidades) e o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso. A comitiva incluiu ainda o advogado-geral da União, Jorge Messias, e o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira.
O Enic ocorre dentro da programação da Feicon, a maior feira do setor da construção civil no Brasil, que acontece até sexta-feira (11), no São Paulo Expo. O evento reúne mais de mil marcas expositoras e espera mais de 100 mil visitantes ao longo dos quatro dias.

