31.5 C
Brasília

Governos estaduais tentam blindar exportadores de tarifaço com pacotes emergenciais de crédito

Goiás e São Paulo anunciam crédito subsidiado, enquanto União avalia medidas

Data:

Tentando mitigar os efeitos da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros prometida por Donald Trump para 1º de agosto, os governos de Goiás e de São Paulo anunciaram pacotes emergenciais de crédito para socorrer empresas exportadoras. Tanto o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), como o de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), são cotados à Presidência em 2026. Enquanto isso, o governo federal ainda estuda possíveis medidas.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

Goiás

Ronaldo Caiado anunciou uma linha de crédito emergencial com juros inferiores a 10% ao ano, voltada a empresas com alta exposição ao mercado norte-americano. Os recursos são lastreados no crédito de ICMS sobre exportações, sem necessidade de aporte direto do Tesouro estadual. Como contrapartida, as empresas deverão manter os empregos durante o período de financiamento. Em tom de embate eleitoral, Caiado afirmou que age com “firmeza e responsabilidade” diante da “ausência de medidas concretas” por parte do governo federal.

São Paulo

Já em São Paulo, Tarcísio de Freitas anunciou a Linha Giro Exportador, com R$ 200 milhões em crédito e taxas a partir de 0,27% ao mês mais IPCA. A linha, viabilizada pela agência Desenvolve SP, oferece até R$ 20 milhões por cliente, com prazo de até 60 meses e carência de 12 meses. O pacote inclui ainda a liberação de créditos de ICMS acumulados e a ampliação do Fundo Garantidor estadual. “Nosso objetivo é preservar empregos e garantir fôlego financeiro às empresas afetadas”, disse Tarcísio.

Fazenda prepara medidas

No plano federal, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), disse nesta semana que o governo poderá adotar medidas de crédito para apoiar os setores prejudicados, e que isso “não necessariamente implicará gasto primário”. Até o momento, contudo, nenhuma ação foi formalmente anunciada.

Autor

  • Formada em jornalismo pelo UniCeub e graduanda em Ciências Políticas. Atuou como repórter na TV Cultura, Record, Metrópoles e R7. Atualmente, na Arko Advice cobre Congresso Nacional. Vencedora do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar e do Expocom/Intercom Centro-Oeste. Também conquistou lugar no Prêmio Paulo Freire de Jornalismo.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Senado adia análise de projeto que cria espaço fiscal para medidas contra tarifaço

CAE posterga votação do PLP 168/2025 após pedido de vista

Parlamento francês derruba Bayrou, e Macron inicia busca por novo primeiro-ministro

Crise política na França pressiona orçamento e provoca protestos

Análise: Anistia é incerta e possivelmente demorada

Na última semana, com o início do julgamento do...

Pré-sal Petróleo prorroga prazo para leilão dos campos de Mero, Tupi e Atapu

Interessados têm até quarta-feira (10) para enviar manifestações