27.5 C
Brasília

Governo publica regulamentação para execução de emendas parlamentares

Portaria padroniza regras e prazos para emendas individuais, de bancada e não impositivas

Data:

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (5) um regulamento que trata dos procedimentos e prazos para execução de emendas parlamentares, propostas por deputados, senadores ou comissões, no orçamento federal. A portaria conjunta define regras para as chamadas emendas impositivas (como as individuais e de bancada) e não impositivas, estabelecendo como elas devem ser registradas, processadas e executadas.

De acordo com o texto, a ideia é garantir mais transparência, padronização e eficiência no uso dos recursos públicos. A norma detalha o papel de cada ator envolvido, como órgãos setoriais e centrais, beneficiários, proponentes (quem solicita recursos), e concedentes (quem transfere). Também explica o uso de sistemas como o Siop (planejamento e orçamento), o Siafi (execução financeira) e a plataforma Transferegov.br, usada para a gestão de parcerias e repasses.

Prazos de emendas vinculados ao orçamento anual

A portaria estabelece que os prazos para alterações e execuções das emendas seguirão um cronograma divulgado pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI), até 30 dias após a publicação do orçamento anual. O sistema Siop será aberto com antecedência para que os autores possam inserir suas alterações.

A norma reforça a importância da organização e do cumprimento das etapas técnicas e legais para que os recursos cheguem efetivamente aos beneficiários indicados pelos parlamentares.

Autor

  • Formada em jornalismo pelo UniCeub e graduanda em Ciências Políticas. Atuou como repórter na TV Cultura, Record, Metrópoles e R7. Atualmente, na Arko Advice cobre Congresso Nacional. Vencedora do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar e do Expocom/Intercom Centro-Oeste. Também conquistou lugar no Prêmio Paulo Freire de Jornalismo.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita