15.5 C
Brasília

Governo publica regulamentação para execução de emendas parlamentares

Portaria padroniza regras e prazos para emendas individuais, de bancada e não impositivas

Data:

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (5) um regulamento que trata dos procedimentos e prazos para execução de emendas parlamentares, propostas por deputados, senadores ou comissões, no orçamento federal. A portaria conjunta define regras para as chamadas emendas impositivas (como as individuais e de bancada) e não impositivas, estabelecendo como elas devem ser registradas, processadas e executadas.

De acordo com o texto, a ideia é garantir mais transparência, padronização e eficiência no uso dos recursos públicos. A norma detalha o papel de cada ator envolvido, como órgãos setoriais e centrais, beneficiários, proponentes (quem solicita recursos), e concedentes (quem transfere). Também explica o uso de sistemas como o Siop (planejamento e orçamento), o Siafi (execução financeira) e a plataforma Transferegov.br, usada para a gestão de parcerias e repasses.

Prazos de emendas vinculados ao orçamento anual

A portaria estabelece que os prazos para alterações e execuções das emendas seguirão um cronograma divulgado pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI), até 30 dias após a publicação do orçamento anual. O sistema Siop será aberto com antecedência para que os autores possam inserir suas alterações.

A norma reforça a importância da organização e do cumprimento das etapas técnicas e legais para que os recursos cheguem efetivamente aos beneficiários indicados pelos parlamentares.

Autor

  • Formada em jornalismo pelo UniCeub e graduanda em Ciências Políticas. Atuou como repórter na TV Cultura, Record, Metrópoles e R7. Atualmente, na Arko Advice cobre Congresso Nacional. Vencedora do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar e do Expocom/Intercom Centro-Oeste. Também conquistou lugar no Prêmio Paulo Freire de Jornalismo.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Confaz anuncia aumento do ICMS sobre combustíveis e gás de cozinha

Aumento atinge gasolina, diesel e gás de cozinha

Hidrelétrica de Itaipu alcança a marca histórica de 3,1 bilhões MWh produzidos

Itaipu se consolida como a usina que mais produz energia elétrica no mundo

Transportadoras relatam queda na demanda após tarifaço dos EUA

Levantamento aponta redução em fretes de exportação

Líderes do BRICS discutem mecanismos para ampliação de comércio

Presidente defende multilateralismo e critica tarifaço