23.5 C
Brasília

Governo publica lei para tornar a comunicação pública clara e acessível

Nova lei obriga órgãos e entidades públicas a adotarem comunicação clara, direta e acessível

Data:

A partir desta segunda-feira (17), entrou em vigor a Política Nacional de Linguagem Simples. A Lei nº 15.263/2025 estabelece que os órgãos dos poderes da União devem comunicar-se com a população de forma clara, direta e acessível. Assim, a medida fortalece o direito à informação e amplia a participação social.

Todos os órgãos e entidades públicas devem seguir os padrões definidos por lei ao redigir comunicados, formulários, orientações, portais de serviços e qualquer outro conteúdo voltado à população. Além disso, esses padrões garantem clareza e uniformidade na comunicação.

Procedimentos

A proposta determina que os órgãos da administração pública direta e indireta adotem procedimentos para transmitir informações de forma objetiva. Para isso, utilizam técnicas de linguagem simples na redação de textos destinados ao público. Dessa forma, as palavras, a estrutura e o leiaute (layout) da mensagem permitem que o cidadão encontre, compreenda e use as informações com facilidade.

Entre os procedimentos, os órgãos devem adotar:

  • a redação de frases em ordem direta e, sempre que possível, frases curtas;
  • o uso de palavras comuns e de fácil compreensão;
  • o emprego de sinônimos para termos técnicos e jargões ou, quando necessário, a explicação desses termos no próprio texto;
  • a evitação de palavras estrangeiras que não sejam de uso corrente e a não utilização de termos pejorativos, entre outras recomendações.

“O objetivo é garantir que qualquer pessoa consiga encontrar a informação que precisa, entender o que está sendo comunicado e usar essa informação para resolver sua demanda”, acrescentou o planalto.

Autor

  • Curso Jornalismo no Centro Universitário IESB e tenho como objetivo ampliar meus conhecimentos e contribuir com o propósito da Arko. *Estagiária sob a supervisão da reportagem*

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita