Previsto para ser apresentado no domingo (16), o relatório do PLOA 2025 (Projeto da Lei Orçamentária Anual) teve atraso. Segundo o relator, senador Ângelo Coronel (PSD-BA), o atraso se deve aos ofícios do governo pedindo alterações no orçamento, que deve exigir maior análise dos técnicos do Congresso.
A previsão inicial era de votação do orçamento nesta semana. Porém, com as novas alterações há possibilidade de adiamento para abril. Porém, segundo Coronel, ele trabalha para analisar os pedidos de alteração, apresentar o relatório e permitir a votação do orçamento ainda nesta semana.
O que mudou
Na sexta-feira (14), o governo enviou um novo ofício sugerindo alterações: o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) pediu remanejamento de R$ 150 milhões para o Banco Central para custear uma reestruturação do PIX. Além disso, houve pedido de remanejamento de R$ 15 bilhões para o programa Minha Casa Minha Vida.
Anteriormente, na última semana, o governo já havia solicitado adequação no projeto para inserir o programa Vale-Gás no orçamento. Além disso, pediu autorização para indicar posteriormente, por crédito suplementar, de onde virão os recursos para o Programa Pé-de-Meia.