O governo desistiu da indicação de Diogo Penha Soares para o cargo de diretor da Anvisa. Essa indicação havia sido enviada em dezembro de 2024, mas foi cancelada antes de ser sabatinada pelo Senado. No lugar, o governo enviou o nome de Thiago Lopes Cardoso Campos para ocupar o cargo.
A vaga está aberta desde que Alex Machado Campos renunciou, antes do fim de seu mandato, em março de 2025. Alex Machado foi convidado em 2023 a assumir a presidência da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a pedido da governadora de Pernambuco Raquel Lyra (PSD).
O próximo passo agora cabe agora ao Senado, que irá avaliar o nome do novo indicado em sabatina e votação em plenário, como determina o rito para ocupação de cargos em agências reguladoras.
Biografia do novo indicado para a Anvisa
Thiago Lopes Cardoso Campos é advogado sanitarista. Natural da Bahia, Cardoso é vice-presidente do Instituto de Direito Sanitário Aplicado (Idisa), conselheiro estadual de Saúde da Bahia e consultor jurídico da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
No final do ano passado, publicou artigo no portal Migalhas, defendendo que o fim da jornada de trabalho 6×1 é uma questão de saúde. A pauta é defendida pelo governo Lula e outros setores da esquerda.