O governo indicou o advogado paraibano Severino Medeiros Ramos Neto para uma vaga existente na diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), conforme publicado no Diário Oficial da União (DOU) de 31 de outubro. O mandato vai até 18 de fevereiro do ano que vem. Severino Medeiros ocupará a vaga deixada por Guilherme Sampaio, alçado a diretor-geral da agência em setembro.
O nome de Severino Medeiros foi acertado durante as negociações em torno do pacote de sabatinas para agências reguladoras aprovado em agosto. O padrinho político de Severino é o presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Rep-PB), com quem o indicado tem proximidade.
Severino Medeiros informa ter experiência nas áreas de direito administrativo, direito tributário, gestão pública e agências reguladoras, além de atuar na recuperação de créditos de diversas empresas e entes públicos em todo o país, incluindo entidades do “Sistema S”.
Segundo divulgado pela Agência Infra, o nome de Severino Medeiros aparece na lista de doadores da campanha de Motta a deputado federal em 2022, de acordo com o site de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Severino passará por sabatina na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado e será submetido a votação no plenário da Casa. Com a aproximação do recesso de fim de ano, o Senado só deverá apreciar a indicação do nome para diretor da ANTT a partir de fevereiro do próximo ano.
Outras vagas devem ser abertas nos próximos meses na Antaq, na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e na Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

