25.5 C
Brasília

Governo finaliza texto da PEC da Segurança Pública e avalia envio ao Congresso

Proposta cria Sistema Único de Segurança Pública e redefine competências das forças policiais

Data:

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou nesta quinta-feira (13) que o governo concluiu a proposta de emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, que prevê a criação de um Sistema Único de Segurança Pública (Susp) com status constitucional e financiamento próprio. O anúncio ocorreu após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros ministros no Palácio do Planalto.

Antes do envio ao Congresso, o texto será apresentado aos presidentes da Câmara e do Senado, além de líderes da base, para definir a estratégia de tramitação. A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou que o ambiente político é favorável ao debate, mas destacou a necessidade de uma comissão equilibrada para conduzir a discussão.

A PEC altera artigos da Constituição para reforçar a competência da União na segurança pública e incluir o Susp na carta magna. A proposta também amplia as atribuições da Polícia Federal e transforma a Polícia Rodoviária Federal em Polícia Viária Federal, com atuação em rodovias, ferrovias e hidrovias. Além disso, regulamenta o papel das guardas municipais, em linha com decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF), definindo suas funções no policiamento ostensivo e comunitário.

Autor

  • Estudante de Ciência Política na Universidade de Brasília (UnB), busco, junto ao jornalismo político, desenvolvimento profissional e experiências que possam aperfeiçoar esta jornada. * Estagiária sob a supervisão da equipe de reportagem.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Leilão da nova concessão da BR-381 (MG-SP) será no dia 11 de dezembro

Rodovia Fernão Dias terá novo contrato para modernização e ampliação de capacidade

Senado suspende exigência de licença prévia para ferrovias privadas

Projeto suspende exigência ambiental para debêntures ferroviárias

Flávio Dino acompanha Moraes e vota pela condenação de Bolsonaro e mais sete

Ministro defende penas mais severas para Bolsonaro e punições diferenciadas para alguns réus

Governo de SP relança programa para renegociação de dívidas tributárias

Iniciativa oferece descontos de até 75% e parcelamento em 120 vezes para débitos de ICMS, IPVA, ITCMD e multas do Procon inscritos em dívida ativa