20.5 C
Brasília

Governo deve votar contra PL Antifacção

Gleisi Hoffmann critica relatoria e defende projeto original

Data:

Com votação prevista para esta terça-feira (11), o PL Antifacção (PL 5582/2025) deve ter o voto contrário dos deputados governistas. Para o governo, o relatório de Guilherme Derrite (PL-SP) traz retrocessos ao texto. “Não pode prosperar um projeto que fará mal para o Brasil e vai impedir de combater o crime organizado”, afirmou a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), em entrevista à GloboNews nesta segunda-feira (10).

Segundo a ministra, o governo tem duas principais divergências com Derrite. Primeiro, segundo o governo, a tipificação das facções na Lei Antiterrorismo permitiria o entendimento do crime organizado como terrorista, o que abriria espaço para atuação estrangeira. Em segundo lugar, o texto enfraqueceria a Polícia Federal (PF) ao vincular a atuação da instituição a um pedido dos governadores, mesmo quando em caso de repercussão interestadual ou transnacional.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

Mudança na relatoria

Gleisi afirmou que conversará com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), nesta segunda-feira (10), sobre a indicação do deputado Derrite para a relatoria do projeto. “Acho que temos que desfazer isso”, afirmou. Ela avalia a escolha de forma muito negativa, tendo em vista que o deputado é Secretário de Segurança Pública de São Paulo no governo de Tarcísio de Freitas, possível candidato presidencial da direita em 2026.

Autor

  • Curso jornalismo na Universidade de Brasília (UnB) e busco unir meus conhecimentos da área da comunicação com o propósito da Arko Advice de entregar as principais notícias da política brasileira.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita