31.5 C
Brasília

Governo articula votação da PEC da Segurança Pública ainda neste semestre, diz líder do PT

Proposta constitucionaliza o Sistema Único de Segurança Pública e amplia competências da PF e PRF

Data:

O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (PT-RJ), afirmou que conversou nesta segunda-feira (9) com o presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), deputado Paulo Azi (União-BA), e que ele se comprometeu a pautar a votação da PEC da Segurança Pública (PEC 18/25) ainda neste semestre, antes do recesso parlamentar.

A PEC, enviada pelo governo federal, busca constitucionalizar o Sistema Único de Segurança Pública (Susp), atualmente regulamentado por lei ordinária, e padronizar protocolos, informações e estatísticas em todo o país. O texto fortalece e amplia as competências da Polícia Federal (PF) — que passa a ter atribuição explícita para investigar organizações criminosas, milícias e crimes ambientais de repercussão interestadual ou internacional — e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que poderá ser transformada em Polícia Viária Federal, com atuação também em ferrovias e hidrovias.

Outros pontos da PEC

Outro ponto central da proposta é a criação de corregedorias e ouvidorias autônomas nos órgãos de segurança pública, além da constitucionalização dos fundos nacionais de segurança e penitenciário, com vedação ao contingenciamento de recursos. O objetivo do governo é unificar o combate ao crime organizado, promovendo ações coordenadas entre União, estados e municípios, sem retirar a autonomia das forças locais.

A PEC também prevê a inclusão das guardas municipais no rol dos órgãos de segurança pública, permitindo que exerçam policiamento ostensivo e comunitário, e amplia a definição de segurança viária para incluir o policiamento de trânsito.

O Palácio do Planalto aposta na PEC como trunfo eleitoral, diante da crescente relevância do tema nas pesquisas para 2026.

Autores

  • Curso jornalismo na Universidade de Brasília (UnB) e busco unir meus conhecimentos da área da comunicação com o propósito da Arko Advice de entregar as principais notícias da política brasileira.

    Ver todos os posts
  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

ANP monitora descontinuidade dos óleos diesel S-500 e S-1800 no Brasil

Agência acompanha substituição natural pelo diesel menos poluente S10

Senado adia análise de projeto que cria espaço fiscal para medidas contra tarifaço

CAE posterga votação do PLP 168/2025 após pedido de vista

Parlamento francês derruba Bayrou, e Macron inicia busca por novo primeiro-ministro

Crise política na França pressiona orçamento e provoca protestos

Análise: Anistia é incerta e possivelmente demorada

Na última semana, com o início do julgamento do...