24.5 C
Brasília

Governo articula votação da PEC da Segurança Pública ainda neste semestre, diz líder do PT

Proposta constitucionaliza o Sistema Único de Segurança Pública e amplia competências da PF e PRF

Data:

O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (PT-RJ), afirmou que conversou nesta segunda-feira (9) com o presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), deputado Paulo Azi (União-BA), e que ele se comprometeu a pautar a votação da PEC da Segurança Pública (PEC 18/25) ainda neste semestre, antes do recesso parlamentar.

A PEC, enviada pelo governo federal, busca constitucionalizar o Sistema Único de Segurança Pública (Susp), atualmente regulamentado por lei ordinária, e padronizar protocolos, informações e estatísticas em todo o país. O texto fortalece e amplia as competências da Polícia Federal (PF) — que passa a ter atribuição explícita para investigar organizações criminosas, milícias e crimes ambientais de repercussão interestadual ou internacional — e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que poderá ser transformada em Polícia Viária Federal, com atuação também em ferrovias e hidrovias.

Outros pontos da PEC

Outro ponto central da proposta é a criação de corregedorias e ouvidorias autônomas nos órgãos de segurança pública, além da constitucionalização dos fundos nacionais de segurança e penitenciário, com vedação ao contingenciamento de recursos. O objetivo do governo é unificar o combate ao crime organizado, promovendo ações coordenadas entre União, estados e municípios, sem retirar a autonomia das forças locais.

A PEC também prevê a inclusão das guardas municipais no rol dos órgãos de segurança pública, permitindo que exerçam policiamento ostensivo e comunitário, e amplia a definição de segurança viária para incluir o policiamento de trânsito.

O Palácio do Planalto aposta na PEC como trunfo eleitoral, diante da crescente relevância do tema nas pesquisas para 2026.

Autores

  • Curso jornalismo na Universidade de Brasília (UnB) e busco unir meus conhecimentos da área da comunicação com o propósito da Arko Advice de entregar as principais notícias da política brasileira.

    Ver todos os posts
  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Caixa criará fundo imobiliário para equilibrar finanças dos Correios

A Caixa Econômica Federal (CEF) vai criar um fundo...

Conselho de Política Mineral aprova nova governança, incluindo minerais críticos

Novas diretrizes priorizam transição energética e modernização sustentável da mineração

Crédito destinado à indústria da transformação caiu 40% em 12 anos, aponta CNI

Em contrapartida, o crédito para consumidores aumentou 97%.

Na próxima semana, CFT vota projeto do corte linear de benefícios

Governo busca agilizar tramitação e ampliar impacto fiscal apensando o texto ao PLP 128/2025