25.5 C
Brasília

PEC da Segurança Pública deve ser enviada ao Congresso em abril

Proposta dará status constitucional ao Sistema Único de Segurança Pública (SUSP)

Data:

Nesta sexta-feira (21), a ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Gleisi Hoffmann (PT), adiantou que a PEC da Segurança Pública provavelmente será enviada ao Congresso Nacional no mês de abril. Em entrevista à CNN, Gleisi afirmou que o governo pretende se reunir com o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, para apresentar a proposta aos líderes dos partidos assim que o presidente Lula (PT) voltar da viagem ao Japão e Vietnã.

Lula, acompanhado dos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), estará entre os dias 24 e 29 deste mês em visita oficial ao Japão e ao Vietnã. Um dos objetivos da viagem é avançar nas negociações sobre a exportação de carne bovina e suína para o mercado japonês.

PEC da Segurança Pública

Elaborada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a PEC da Segurança Pública tem como principal objetivo reforçar o papel da União na formulação da política nacional de segurança. A proposta também atualiza a legislação que rege as forças policiais federais.

Um dos pontos centrais da proposta é a elevação do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), criado por lei ordinária em 2018, a um status constitucional. Com isso, o sistema se tornaria uma política de Estado, com maior estabilidade e força normativa.

Autonomia

A PEC também amplia a competência da União, que passará a ter o papel de definir diretrizes gerais sobre segurança pública e defesa social no país. A mudança visa fortalecer o governo federal na articulação e coordenação das ações entre os entes federativos.

Além disso, a proposta prevê a atualização das atribuições da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

No último dia 13, o presidente Lula se reuniu com o ministro Ricardo Lewandowski para finalizar os ajustes no texto da proposta. Segundo o ministro, a PEC já está pronta para ser enviada ao Congresso Nacional.

Autores

  • Curso jornalismo na Universidade de Brasília (UnB) e busco unir meus conhecimentos da área da comunicação com o propósito da Arko Advice de entregar as principais notícias da política brasileira.

    Ver todos os posts
  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita