19.5 C
Brasília

Gleisi Hoffmann é anunciada como nova ministra da Secretaria de Relações Institucionais

Deputada assume articulação política do governo em meio à reforma ministerial

Data:

O presidente Lula (PT) anunciou nesta sexta-feira (28) a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) como a nova ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), pasta responsável pela articulação política entre o governo federal e os demais poderes, principalmente o Congresso Nacional. A posse está prevista para o dia 10 de março, após o feriado de Carnaval.

A parlamentar assume o cargo em substituição a Alexandre Padilha, que foi indicado para o Ministério da Saúde, como parte da reforma ministerial em andamento no governo Lula.

Secretaria de Relações Institucionais

A SRI desempenha um papel estratégico na construção de alianças e na tramitação de projetos de interesse do Executivo no Congresso. A nomeação de Gleisi ocorre em um momento em que o governo busca maior agilidade para aprovar pautas como a ampliação da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil — uma das principais promessas de campanha do presidente.

“Vem para somar na Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, na interlocução do Executivo com o Legislativo e demais entes federados”, afirmou Lula nas redes sociais.

Reforma ministerial

A indicação de Gleisi Hoffmann é parte da estratégia do governo para fortalecer a base aliada e melhorar a relação com o Congresso, após críticas sobre a atuação de Alexandre Padilha na articulação política. A deputada assume o cargo em um momento delicado, com o presidente enfrentando queda nas pesquisas de aprovação, e buscando apoio para aprovar projetos econômicos e sociais.

A expectativa é que Gleisi utilize sua experiência como presidente nacional do PT e ex-ministra da Casa Civil para construir pontes entre o governo e o Parlamento, especialmente com partidos do chamado Centrão.

Congresso Nacional

O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União-AP), declarou que deseja “muito sucesso nessa importante missão de dialogar com o Parlamento. Em nome do Congresso Nacional, reafirmo nosso compromisso em trabalhar sempre em defesa do Brasil”.

Já o presidente da Câmara afirmou: “Sempre tive boa relação com ela no parlamento. Desejo pleno êxito na nova função e continuaremos o diálogo permanente a favor do Brasil”.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita