31.5 C
Brasília

Gilmar Mendes: STF precisa ser chamado para discutir segurança pública

Ministro do STF destaca integração entre poderes e necessidade de despolitização da pauta

Data:

Em evento realizado nesta segunda-feira (26), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, defendeu a integração entre os poderes e a participação ativa do Judiciário na discussão sobre segurança pública no Brasil. “O Judiciário precisa ser chamado para dar sua contribuição, claro, juntamente com o Ministério Público (MP)”, afirmou o ministro, ressaltando que o tema exige soluções conjuntas e apartadas de disputas políticas.

Na Câmara dos Deputados, na última semana, se iniciou uma sequência de audiências públicas para debater a PEC da Segurança Pública (PEC 18/25), com a participação do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, representando o Executivo. O presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), também participou do evento e defendeu a despolarização e despolitização da pauta, pela importância do assunto para a sociedade brasileira.

Até o momento, não há requerimentos aprovados na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) que convidem representantes do STF para a discussão da matéria. Por outro lado, o relator da matéria, Mendonça Filho (União-PE), convocou governadores e prefeitos. Além disso, a PEC também tramita na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO).

PEC da Segurança Pública

O texto é uma das prioridades do governo e insere na Constituição o Sistema Único de Segurança Pública. Assim como o Sistema Único de Saúde (SUS), a ideia é padronizar protocolos, informações e dados estatísticos. A proposta também atualiza, fortalece e amplia as competências da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). De acordo com o governo, o objetivo da PEC é unificar o combate ao crime organizado com ações coordenadas entre a União, estados e municípios. Além disso, a proposta também cria corregedorias e ouvidorias autônomas nos órgãos brasileiros de segurança pública.

Autor

  • Curso jornalismo na Universidade de Brasília (UnB) e busco unir meus conhecimentos da área da comunicação com o propósito da Arko Advice de entregar as principais notícias da política brasileira.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

ANP monitora descontinuidade dos óleos diesel S-500 e S-1800 no Brasil

Agência acompanha substituição natural pelo diesel menos poluente S10

Senado adia análise de projeto que cria espaço fiscal para medidas contra tarifaço

CAE posterga votação do PLP 168/2025 após pedido de vista

Parlamento francês derruba Bayrou, e Macron inicia busca por novo primeiro-ministro

Crise política na França pressiona orçamento e provoca protestos

Análise: Anistia é incerta e possivelmente demorada

Na última semana, com o início do julgamento do...