A Arko Advice apurou que o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) deve ser escolhido presidente da Comissão Mista que tratará da Medida Provisória do “Gás do Povo” (MP 1313/25). O relator da MP deve ser o deputado Hugo Leal (PSD-RJ).
A previsão é que o colegiado seja instalado na próxima semana. Ainda segundo apuração da Arko, a previsão foi fruto de acordo, com a concordância do governo sobre os nomes.
Programa Gás do Povo
O programa Gás do Povo deve beneficiar diretamente 15,5 milhões de famílias que recebem até meio salário mínimo por mês. O benefício atual, de R$ 108, não cobre o preço do botijão em várias regiões, já que em alguns locais ele chega a custar R$ 160.
Para resolver o problema, o governo vai garantir o botijão de 13 kg. As famílias inscritas no CadÚnico apresentarão um vale na distribuidora de gás e, em seguida, retirarão o produto já pago pelo governo.
Além disso, o programa oferecerá diferentes modalidades de retirada para facilitar o acesso ao benefício. As famílias poderão utilizar um aplicativo gerido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, um cartão próprio do programa, um vale impresso disponível em lotéricas e agências da Caixa, ou ainda o cartão do Bolsa Família.

