15.4 C
Brasília

Frentes parlamentares pedem que tipificação dos devedores contumazes seja votada pela Câmara

O Senado aprovou o projeto no início de setembro

Data:

Um conjunto de frentes parlamentares ligadas a setores da economia publicou um manifesto pedindo a votação do projeto que tipifica os devedores contumazes (PLP 125/2022). Segundo o texto, o projeto oferece uma oportunidade histórica de transformar a interação entre fisco e contribuinte, promove segurança jurídica, traz clareza às regras e reduz os litígios na área tributária.

Entre as entidades que assinaram está a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), a mais forte do Congresso.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

De acordo com o projeto, devedor contumaz é aquele inadimplente com débitos tributários acima de R$ 15 milhões e correspondentes a 100% dos ativos totais da empresa. Também se enquadra na categoria aqueles que tenham registrado inadimplência em, pelo menos, quatro períodos de apuração consecutivos, ou em seis períodos de apuração alternados em um período de 12 meses.

Pelo PLP 125/2022, essa classificação se aplicaria a empresas que praticam inadimplência substancial, reiterada e injustificada, diferenciando-as dos contribuintes que enfrentam dificuldades financeiras temporárias.

O Senado aprovou o projeto no início de setembro. No entanto, na época, a matéria não recebeu tração na Câmara e ainda aguarda despacho da presidência da Casa.

Autor

  • Curso Jornalismo no Centro Universitário IESB e tenho como objetivo ampliar meus conhecimentos e contribuir com o propósito da Arko. *Estagiária sob a supervisão da reportagem*

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Análise: Eduardo Paes pode ganhar por W.O. e fortalecer Lula no RJ

Desalinhamento da direita no Estado do Rio de Janeiro vem fortalecendo a sensação que Eduardo Paes, prefeito da capital, concorre contra si mesmo

Após rebelião do União e PP, Republicanos adota posição mais cautelosa

Silvio Costa Filho deve continuar no governo até março, enquanto Tarcísio de Freitas decide futuro eleitoral

Nova Lei dos Estrangeiros entra em vigor em Portugal e pode impactar brasileiros

Regras duras limitam vistos de trabalho a profissionais qualificados e restringem reagrupamento familiar