O presidente Lula (PT) viaja para a França na próxima semana, para tratar de temas como Inteligência Artificial, o tarifaço dos EUA e a lei de antidesmatamento. Lula permanece no país do dia 4 ao dia 9 de junho.
Segundo o Itamaraty, esses temas serão levados pelo próprio presidente Lula.
Lei de antidesmatamento
A nova lei sobre o assunto do bloco econômico, entrará em vigor em 30 de dezembro de 2025. Em 22 de maio, a União Europeia fez a classificação preliminar de risco sob a nova lei antidesmatamento. Nesse texto, o Brasil foi classificado como “risco padrão”. Isso significa que, embora suas exportações sejam submetidas a verificações de rastreabilidade, essas análises serão menos rigorosas do que as aplicadas a países de alto risco.
Outro tema: Durante o encontro, o presidente brasileiro irá receber, de forma oficial, o certificado de zona livre de febre aftosa sem vacinação. Nesta quinta-feira (29), em cerimônia realizada pela OMSA (Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde Animal), em Paris, o Brasil teve o status reconhecido, mas Lula irá também receber a certificado.
Porque importa
A França lidera um grupo de países europeus que se opõem à ratificação do acordo negociado entre a Comissão Europeia e os países do bloco sul-americano (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai). Uma das principais queixas era em relação a qualidade da carne brasileira. Um exemplo disso foi no ano passado, quando o CEO do Carrefour na França, Alexandre Bompard afirmou que a rede iria deixar de comercializar carnes oriundas do Brasil.