O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou que as medidas sobre o tarifaço serão apresentadas nesta quarta-feira (6). Segundo ele, o documento ainda está sendo consolidado, mas a última reunião de alinhamento já foi realizada.
Além disso, Haddad afirmou que haverá um plano mais detalhado para conseguir ajudar os “pequenos exportadores”. A partir de hoje, passa a valer a nova tarifa de importação dos Estados Unidos contra produtos brasileiros, de 50%. A medida foi anunciada em 30 de julho pela Casa Branca.
Reunião com o secretário de Tesouro dos Estados Unidos
Na próxima quarta-feira (13), Haddad confirmou que terá uma segunda reunião com o secretário de Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, para negociar o tarifaço do governo americano. O encontro acontecerá na próxima quarta-feira (13), de forma remota.
O chefe da pasta ressaltou ainda que deseja abrir o caminho para uma negociação e superar esse “desentendimento”. Haddad ainda disse, em conversa com jornalistas que uma taxação de até 10% é inadequada para o Brasil e para qualquer país da América do Sul. Por fim, o ministro pediu também a ajuda dos governadores e defendeu que esse é um momento de união e não de separação por questões políticas.

