Nesta quinta-feira (29), a federação Psol-Rede protocolou no Conselho de Ética do Senado o pedido de cassação dos senadores Marcos Rogério (PL-RO) e Plínio Valério (PSDB-AM) após as falas dos parlamentares contra a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede).
Durante a reunião na Comissão de Infraestrutura da Casa na última terça-feira (27), a ministra foi alvo de ataques verbais considerados machistas e ofensivos. Após as ofensas, Marina resolveu se retirar da sessão.
De acordo com a federação, Rogério e Valério cometeram gravíssimas violações ao Código de Ética do Senado e ao ordenamento jurídico, “de forma machista, misógina, ilegal e abusiva”.

“Marina Silva, Ministra do nosso país, vem sendo submetida a um grau de violência política assustador, denotando um alto nível de racismo e misoginia dentro dos espaços institucionais. A tentativa de intimidar parlamentares mulheres, com vozes ativas na política institucional, como a Ministra Marina, é prova disso”, consta em um dos textos.
Abaixo-assinado
A ex-deputada Manuela D’Ávila lançou na última quarta-feira (28) um abaixo-assinado virtual pedindo a cassação dos senadores. Segundo a idealizadora, o abaixo-assinado já conta com 110 mil assinaturas.
“O ataque de Marcos Rogério à ministra Marina Silva é um retrato nítido da violência política de gênero e raça”, defendeu a ex-parlamentar em publicação nas redes sociais.