21.6 C
Brasília

Executivo e Legislativo apresentam ao STF plano sobre transparência de emendas

Duas modalidades de emendas, relator-geral e comissões, são os principais alvos do STF

Data:

A Advocacia-Geral da União (AGU) apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um Plano de Trabalho para dar mais rastreabilidade e transparência aos recursos de emendas parlamentares. O documento, elaborado em conjunto pelo Executivo e o Legislativo, detalha medidas para aprimorar a fiscalização das emendas de comissão e de bancada referentes ao orçamento de 2025.

Além disso, a AGU se compromete a expandir a transparência sobre as emendas de comissão de 2022 a 2024 e das emendas de relator — conhecidas como “orçamento secreto”, vigentes entre 2020 e 2022.

Divulgação de informações e rastreamento de recursos

O Plano de Trabalho prevê uma série de medidas para identificar solicitantes, ampliar a rastreabilidade dos recursos e disponibilizar dados no Portal da Transparência. No caso das emendas de relator, a AGU espera garantir a divulgação dos parlamentares apoiadores dessas emendas no período de 2020 a 2022.

Já para as emendas de comissão, o plano estabelece a disponibilização de informações sobre empenhos financeiros de 2023 e anos anteriores, permitindo um controle mais rigoroso dos valores destinados.

Respostas às questões do STF

No documento, a AGU também responde a mais de dez perguntas formuladas pelo ministro Flavio Dino, relator da ação no STF. Entre os questionamentos, estão:

  • Medidas adotadas para garantir transparência nas emendas destinadas a ONGs e entidades similares
  • Quais órgãos internos e externos estão fiscalizando os recursos
  • O estágio de cumprimento de determinações já feitas pelo STF

Reunião entre Poderes para debater transparência

Nesta quinta-feira (27), o ministro Flavio Dino e representantes dos Três Poderes participarão de uma reunião para discutir o tema e buscar um acordo sobre a transparência das emendas parlamentares.

Nesta quinta-feira (27), o ministro Flavio Dino e representantes do Três Poderes participarão de uma reunião para discutir o tema e buscar um acordo sobre a transparência das emendas parlamentares.

Autores

  • Jornalista carioca erradicada em Brasília, com experiência em cobertura econômica e política. Formação pela PUC-Rio, com passagem pela CNN Brasil na áreas de produção de videorreportagem.

    Ver todos os posts
  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Análise: Anistia é incerta e possivelmente demorada

Na última semana, com o início do julgamento do...

Pré-sal Petróleo prorroga prazo para leilão dos campos de Mero, Tupi e Atapu

Interessados têm até quarta-feira (10) para enviar manifestações

Lula lidera cenários de 2026, mas disputa está em aberto

Levantamento mostra presidente à frente em todos os cenários, com oposição fragmentada

Comissão de Infraestrutura vota projeto do Plano Rios Livres da Amazônia

Comissão também analisará propostas sobre ferrovias, navegação e saneamento