20.5 C
Brasília

Empresas que mais dependem dos EUA terão atenção especial, aponta governo

Vice-presidente destaca plano para reduzir alíquotas e apoiar setores expostos às exportações

Data:

Em meio à taxação imposta pelo presidente Trump, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin (PSB), afirmou que o governo federal pretende dar uma atenção especial para aquelas empresas que mais dependem do mercado norte-americano. O chefe da pasta classificou que haverá uma “atenção especial”.

Durante fala feita aos jornalistas, Alckmin afirmou: “A tarefa é trabalhar para reduzir essa alíquota e excluir o máximo que a gente puder do chamado tarifaço e, de outro lado, ter um Plano de Contingência para atender os setores mais expostos às exportações para os Estados Unidos”.

Pescado e aço

Também houve destaques para dois setores, são eles: Pescado e o aço. Sobre o pescado, o vice-presidente afirmou que existem empresas que destinam metade de suas produções para as exportações e, dentre elas, há setores que exportam metade do que enviam ao mercado externo para os Estados Unidos. Por outro lado, sobre o aço, o chefe da pasta destacou: “Se você pegar o caso do aço, nós somos o terceiro importador do carvão siderúrgico. Fazemos o aço semiplano e vendemos para os Estados Unidos, que faz o automóvel, a máquina, o equipamento, o avião. Então, tem uma cadeia que acaba sendo encarecida e cria insegurança de natureza jurídica”.

De acordo com o governo, o Brasil continua trabalhando para diminuir a alíquota imposta pelos Estados Unidos e para excluir o máximo de produtos da lista dos tarifados.

“O diálogo a gente nunca pode desistir. É perseverar, ter resiliência, mostrar que isso é um perde-perde e que é uma coisa ruim também para os Estados Unidos. Vai encarecer os produtos americanos, romper cadeias produtivas”, argumentou.

“Então, de um lado, é continuar esse trabalho para a negociação não parar. E, de outro lado, trabalhar o Plano de Contingência, porque a vida continua e as empresas têm compromissos a serem cumpridos, garantindo o emprego e a atividade produtiva”, finalizou o vice-presidente.

Autor

  • Formada em jornalismo pelo UniCeub e graduanda em Ciências Políticas. Atuou como repórter na TV Cultura, Record, Metrópoles e R7. Atualmente, na Arko Advice cobre Congresso Nacional. Vencedora do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar e do Expocom/Intercom Centro-Oeste. Também conquistou lugar no Prêmio Paulo Freire de Jornalismo.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita