28.5 C
Brasília

Em nota, STF defende que reforma administrativa garanta salários “compatíveis com o serviço à República”

Nota reforça compromisso com remunerações justas e autonomia do Judiciário

Data:

O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou uma nota de apoio à reforma administrativa nesta terça-feira (7). A Corte defendeu uma reforma “ampla e genuinamente republicana, que alcance, de modo abrangente e simultâneo, todos os Poderes e instituições do Estado”.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

Entre outros pontos, a nota defende que o objetivo da reforma deve ser “assegurar a retenção de talentos por meio de remuneração justas, transparentes e compatíveis com o serviço à República”. O pacote de projetos que tratam da reforma administrativa trazem uma nova tentativa de extinguir os supersalários no funcionalismo público a partir do corte de benefícios. É proposta uma tabela única salarial para a União, estados e municípios, além de limitar “penduricalhos” a 10% para salários muito altos. Os principais afetados pelo corte de benefícios seriam juízes e desembargadores.

A nota vem depois da repercussão negativa da fala do presidente do STF, Edson Fachin, que afirmou que a Corte não aceitará uma reforma administrativa do Judiciário, que impeça a autonomia e a independência do Poder. “Não concordamos com circunstâncias eventualmente abusivas, mas é fundamental que todos os Poderes sejam chamados”, afirmou.

Autor

  • Curso jornalismo na Universidade de Brasília (UnB) e busco unir meus conhecimentos da área da comunicação com o propósito da Arko Advice de entregar as principais notícias da política brasileira.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Análise: A imprevisível e acirrada disputa ao Senado no RS

Decisão de Leite terá impacto decisivo na disputa ao Senado e influenciará corrida pelo governo gaúcho

MP 1303: Em meio a impasse, lideres se reúnem para negociar texto

Impasses sobre tributação de apostas e recuo em taxação de LCI e LCA marcam negociação da medida provisória

Comissão do Senado aprova proibição de contingenciamento de recursos do INPI

Medida busca garantir investimentos para acelerar concessão de patentes, marcas e inovações

Haddad: Tarifaço prejudicou mais do que beneficiou os EUA

Ministro da Fazenda prevê avanços nas negociações com Washington