O governo federal divulgou, na tarde desta terça-feira (28), que a Petrobras fechou o ano de 2024 cumprindo todas as metas de produção que estavam no Plano Estratégico 2024-2028.
Outra novidade é que a estatal conquistou novos recordes anuais de produção total própria e operada no Pré-Sal, com 2,2 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed) e 3,2 milhões de boed, respectivamente. O fato é significativo já que o volume de produção no pré-sal representa 81% do total da companhia. A produção total de óleo e gás natural também teve destaque, alcançando 2,7 milhões de boed.
As metas alcançadas se devem, de acordo com a Petrobras, também pela participação de duas novas plataformas, no ano passado. São elas: o FPSO Maria Quitéria, localizado no campo de Jubarte, no Pré-Sal da Bacia de Campos (RJ), cuja previsão inicial era começar a operar em 2025; e o FPSO Marechal Duque de Caxias, no campo de Mero, no Pré-Sal da Bacia de Santos (SP).
Outro destaque é que longo do ano foi alcançada a capacidade máxima de produção de óleo da plataforma FPSO Sepetiba, no campo de Mero (RJ), após oito meses de operação.
A Petrobras ainda associa o sucesso à operação comercial da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN), que conta com a capacidade de processar 10,5 milhões de m3/dia de gás.

