Segundo pesquisa Quaest, 48% dos entrevistados desaprovam a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF). Outros 41% aprovam. Quanto ao ministro do STF Alexandre de Moraes, 41% dos entrevistados concordam com quem o critica. Outros 41% estão de acordo com quem defende Moraes. 18% não sabem responder. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Em relação à atuação do Congresso Nacional, 51% desaprovam. Outros 42% aprovam. Para efeito de comparação, na semana passada, a Quaest apontou que a desaprovação do presidente Lula (PT) é de 52%. Sua aprovação atingiu 43%.
Conforme podemos observar, as aprovações de Lula (43%), do STF (41%) e do Congresso (42%) são similares. O Congresso tem a mesma desaprovação de Lula (53%). A do STF, por sua vez, é um pouco mais baixa (48%).
A pesquisa Quaest também apontou que 72% dos entrevistados não sabem que deputados e senadores têm R$ 50 bilhões em emendas, enquanto 27% responderam que sim. Para 46% dos entrevistados, os deputados e senadores não devem ter emendas, e 38% acreditam que sim. 82% consideram que as emendas “são desviadas/alvo de corrupção”. Apenas 9% acreditam que os recursos chegam às cidades.
Quanto à jornada de trabalho 6×1, 71% dos entrevistados são favoráveis ao seu fim. 26% são contrários a sua mudança.

