29.5 C
Brasília

Desaprovação de Lula segue preponderante na maioria das faixas de renda e regiões

Aprovação é majoritária apenas entre eleitores do Nordeste e brasileiros com renda de até dois salários mínimos

Data:

A segmentação da mais recente pesquisa Datafolha por faixas de renda e regiões aponta que a desaprovação do presidente Lula (PT) segue dominante em setores expressivos do eleitorado.
Neste momento, a aprovação de Lula supera a desaprovação apenas entre quem possui renda mensal de até dois salários (57% a 39%) e os habitantes da região Nordeste (65% a 33%). A faixa de renda de até dois salários e o Nordeste são pilares do lulismo.
No entanto, com exceção do segmento com renda mensal de até dois salários, nas demais faixas de renda, a desaprovação ao presidente é majoritária: mais de 2 a 5 salários (56% a 40%); mais de 5 a 10 salários (63% a 36%); e mais de 10 salários (62% a 38%).
Por regiões, com a exceção do Nordeste, a desaprovação a Lula também é majoritária nas demais: Sudeste (52% a 43%); Sul (59% a 38%); e Centro-Oeste (52% a 45%).
A análise da avaliação de Lula por faixas de renda e regiões sugere que o aumento da popularidade do presidente tem relação com a redução do preço dos alimentos, ficando restrita a nichos do eleitorado tradicional lulista.
Embora essa recuperação seja importante para o presidente, o cenário para Lula segue adversário na opinião pública, já que em três das quatro faixas de renda sua desaprovação varia de 56% a 63%.
Números similares são encontrados quando analisamos a popularidade do presidente por regiões. Com exceção do Nordeste, a desaprovação de Lula varia de 52% a 59% em três das quatro regiões do país.

Autor

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado