19.2 C
Brasília

Derrite apresenta novo relatório de “PL Antifacções” com mudança sobre atuação da PF

Relator busca consenso após críticas do governo sobre restrições à PF

Data:

O deputado Guilherme Derrite (PP-SP) apresentou, no fim da noite desta segunda-feira (10), um novo parecer do projeto de lei antifacções (PL 5.582/25). No novo texto, Derrite promove alterações nas atribuições da Polícia Federal (PF), após diversas críticas de órgãos e do governo federal.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

A nova redação garante que a PF participe das investigações de organizações criminosas, em caráter cooperativo, sempre que os fatos investigados envolverem matérias de competência constitucional ou legal da instituição.

Anteriormente, o relator havia proposto que a PF só poderia atuar nas investigações contra facções se houvesse um pedido explícito dos governos estaduais.

Em resposta às mudanças, o governo orientou votação contra o projeto, que pode ser votado nesta terça-feira (11) no plenário da Câmara. A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), afirmou que “as mudanças inviabilizam ações coordenadas contra a estrutura financeira das facções”.

Autor

  • Jornalista carioca em Brasília, com experiência em cobertura econômica e política. Formação pela PUC-Rio, com passagem pela CNN Brasil na áreas de produção de videorreportagem.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita