19.5 C
Brasília

Deputados aprovam aumento de penas para furto de cabos

Projeto endurece punição para crimes que afetam serviços essenciais

Data:

A Câmara dos Deputados concluiu nesta terça-feira (8) a votação do projeto que endurece as penas para crimes de furto e roubo de cabos de energia, telefonia e equipamentos essenciais, além de elevar a pena máxima para lavagem de dinheiro. O texto, de autoria do deputado Sandro Alex (PSD-PR), segue agora para sanção presidencial.

Mudança no Código Penal

O projeto altera o Código Penal para transformar o furto de fios, cabos ou equipamentos usados na transmissão de energia elétrica, telefonia, dados, além de materiais ferroviários e metroviários, em furto qualificado. Antes, esses crimes eram enquadrados como furto simples, com pena de 1 a 4 anos de reclusão e multa. Com a nova regra, passam a ser considerados furto qualificado, cuja pena prevista é de 2 a 8 anos de prisão e multa.

No caso de roubo desses materiais, a proposta acrescenta uma agravante: a pena, que atualmente varia de 4 a 10 anos e multa, poderá ser aumentada em um terço até a metade, dependendo das circunstâncias do crime.

A receptação desses equipamentos também terá punição mais severa: a pena sobe de 1 a 4 anos de prisão e multa para 3 a 8 anos de prisão e multa.

Penas dobradas em situações de calamidade

O texto estabelece que as penas para furto e roubo desses equipamentos serão dobradas se os crimes forem cometidos durante calamidade pública, ou se envolverem subtração, dano ou destruição de equipamentos usados em serviços de telecomunicações.

Também há agravantes para crimes que prejudiquem o funcionamento de órgãos públicos ou privados que prestem serviços essenciais. Nesses casos, a pena para roubo será de 6 a 12 anos de prisão e multa, enquanto o furto terá pena de 1 a 4 anos e multa, igual ao furto simples.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita