25.5 C
Brasília

Deputado Nilto Tatto vai relatar PL da reciprocidade ambiental na Câmara

Proposta impede restrições ambientais em exportações brasileiras sem contrapartida internacional

Data:

O deputado e ambientalista Nilto Tatto (PT-SP) foi designado, nesta segunda-feira (31), para relatar o PL da reciprocidade ambiental (PL 1406/2024) na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) da Câmara dos Deputados.

A proposta impede que o Brasil negocie acordos internacionais com cláusulas ambientais que restrinjam exportações brasileiras, sem que os países participantes adotem medidas de proteção ambiental equivalentes.

De autoria do deputado Tião Medeiros (PP-PR) e de outros 15 parlamentares, o projeto também determina a criação do Programa Nacional de Monitoramento da Isonomia Internacional de Políticas Ambientais. Por meio dele, o Executivo acompanharia os países que o Brasil tem relações econômicas e ambientais, para evitar distorções.

Equivalente no Senado

Enquanto a Câmara discute o PL 1406/2024, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado analisará nesta terça-feira (31) um projeto similar (PL 2088/2023). Proposto pelo senador Zequinha Marinho (PL-PA), o texto tem relatoria da senadora Tereza Cristina (PP-MS) e estabelece que produtos estrangeiros só poderão ser comercializados no Brasil se cumprirem padrões ambientais compatíveis aos nacionais, incluindo restrições às emissões de gases de efeito estufa.

Autor

  • Curso jornalismo na Universidade de Brasília (UnB) e busco unir meus conhecimentos da área da comunicação com o propósito da Arko Advice de entregar as principais notícias da política brasileira.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Leilão da nova concessão da BR-381 (MG-SP) será no dia 11 de dezembro

Rodovia Fernão Dias terá novo contrato para modernização e ampliação de capacidade

Senado suspende exigência de licença prévia para ferrovias privadas

Projeto suspende exigência ambiental para debêntures ferroviárias

Flávio Dino acompanha Moraes e vota pela condenação de Bolsonaro e mais sete

Ministro defende penas mais severas para Bolsonaro e punições diferenciadas para alguns réus

Governo de SP relança programa para renegociação de dívidas tributárias

Iniciativa oferece descontos de até 75% e parcelamento em 120 vezes para débitos de ICMS, IPVA, ITCMD e multas do Procon inscritos em dívida ativa