19.5 C
Brasília

Cúpula do PSDB autoriza negociação de fusão com o Podemos

Com queda no número de parlamentares, tucanos tentam reforçar o ninho

Data:

A Executiva Nacional do PSDB aprovou por unanimidade o início oficial das discussões sobre o processo de fusão com o Podemos. No dia 5 de junho, o partido vai se reunir em convenção nacional para discutir a fusão e as possíveis adaptações no estatuto da sigla. “PSDB e Podemos continuarão se reunindo nas próximas semanas para construir as convergências necessárias à consolidação de nossa união de estruturas e, principalmente, de propósitos”, diz nota publicada pelo partido.

A presidente do Podemos, Renata Abreu, publicou nota comemorando a decisão. “A soma de forças entre nossas siglas representa não apenas o crescimento de nossas estruturas, mas, principalmente, a união de propósitos e valores que colocam o interesse público acima de disputas ideológicas e extremismos”, defendeu.

Se a fusão for bem-sucedida, deve resultar em um partido com 25 cadeiras na Câmara dos Deputados, sendo 13 provenientes do PSDB e 12 do Podemos. No Senado, serão 7 parlamentares, quatro do Podemos e três do PSDB.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Coordenador de jornalismo na Arko Advice, contribui para o Política Brasileira com bastidores da política nacional. Tem passagem como repórter pelo Correio Braziliense, Rádio CBN e Brasil61.com. Mestrando em Ciência Política.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita