A Executiva Nacional do PSDB aprovou por unanimidade o início oficial das discussões sobre o processo de fusão com o Podemos. No dia 5 de junho, o partido vai se reunir em convenção nacional para discutir a fusão e as possíveis adaptações no estatuto da sigla. “PSDB e Podemos continuarão se reunindo nas próximas semanas para construir as convergências necessárias à consolidação de nossa união de estruturas e, principalmente, de propósitos”, diz nota publicada pelo partido.
A presidente do Podemos, Renata Abreu, publicou nota comemorando a decisão. “A soma de forças entre nossas siglas representa não apenas o crescimento de nossas estruturas, mas, principalmente, a união de propósitos e valores que colocam o interesse público acima de disputas ideológicas e extremismos”, defendeu.
Se a fusão for bem-sucedida, deve resultar em um partido com 25 cadeiras na Câmara dos Deputados, sendo 13 provenientes do PSDB e 12 do Podemos. No Senado, serão 7 parlamentares, quatro do Podemos e três do PSDB.