25.6 C
Brasília

CPMI do INSS é instalada no Congresso Nacional

Carlos Viana presidirá a comissão, enquanto Alfredo Gaspar será o relator dos trabalhos

Data:

O Congresso Nacional instalou nesta quarta-feira (20) a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, destinada a investigar as fraudes relacionadas a descontos indevidos em aposentadorias e pensões.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

Comando definido

A presidência da CPMI ficará a cargo do senador Carlos Viana (Podemos-MG). Já a relatoria será conduzida pelo deputado Alfredo Gaspar (União-AL).

A oposição no Congresso conseguiu derrotar a indicação do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que também tinha o apoio do governo Lula (PT). Alcolumbre havia indicado o senador Omar Aziz (PSD-AM).

Carlos Viana foi eleito por 17 votos a 14.

Eleito presidente da CPMI, Viana então rejeitou a indicação do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). O deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO) foi preterido por Gaspar.

Contexto das investigações

O colegiado foi criado após denúncias de que milhões de aposentados e pensionistas tiveram valores descontados sem autorização, supostamente para pagamentos a associações e entidades diversas. De acordo com auditorias da Controladoria-Geral da União (CGU), 97,7% dos atingidos nunca autorizaram os débitos.

Parlamentares afirmam que a comissão terá como objetivos identificar os responsáveis, apurar eventuais falhas de fiscalização do Estado e propor ajustes legais para impedir que novos casos ocorram.

Autores

  • Jornalista carioca em Brasília, com experiência em cobertura econômica e política. Formação pela PUC-Rio, com passagem pela CNN Brasil na áreas de produção de videorreportagem.

    Ver todos os posts
  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Conselho de Política Mineral aprova nova governança, incluindo minerais críticos

Novas diretrizes priorizam transição energética e modernização sustentável da mineração

Crédito destinado à indústria da transformação caiu 40% em 12 anos, aponta CNI

Em contrapartida, o crédito para consumidores aumentou 97%.

Na próxima semana, CFT vota projeto do corte linear de benefícios

Governo busca agilizar tramitação e ampliar impacto fiscal apensando o texto ao PLP 128/2025