31.5 C
Brasília

CPMI do INSS: Base governista quer convocar Paulo Guedes para depor

Objetivo é esclarecer gestão da Previdência Social entre 2019 e 2021, no Ministério da Economia

Data:

Integrantes da base aliada do governo Lula (PT) no Congresso Nacional anunciaram que vão protocolar um requerimento para convocar o ex-ministro da Economia Paulo Guedes a prestar depoimento na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS.

O objetivo é esclarecer decisões administrativas e a gestão da Previdência Social no período em que esteve vinculada ao Ministério da Economia, entre 2019 e 2021.

Expectativa

A convocação é considerada estratégica pela base governista, já que esse intervalo coincide com o surgimento de denúncias de descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas. Segundo os parlamentares, a oitiva é fundamental para “recompor a linha do tempo da responsabilidade administrativa” e confrontar informações já apresentadas por ex-dirigentes do INSS, representantes de empresas e entidades.

“O ex-ministro precisa esclarecer decisões tomadas quando a Previdência estava sob sua pasta e colaborar com a apuração de possíveis falhas de supervisão naquele período”, afirmou o deputado Paulo Pimenta (PT-RS).

De acordo com  base, a expectativa é que o requerimento seja votado pela comissão nos próximos dias. Se aprovado, a CPMI definirá a data e o formato da audiência com Guedes, além de ajustar a sequência de depoimentos já previstos para tratar do tema.

Autor

  • Formada em jornalismo pelo UniCeub e graduanda em Ciências Políticas. Atuou como repórter na TV Cultura, Record, Metrópoles e R7. Atualmente, na Arko Advice cobre Congresso Nacional. Vencedora do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar e do Expocom/Intercom Centro-Oeste. Também conquistou lugar no Prêmio Paulo Freire de Jornalismo.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Indústria automotiva cresce nas exportações e mantém produção estável em agosto

Exportações atingem 57,1 mil veículos, um avanço de quase 50% em relação a 2024

Vietnã recebe primeira remessa de carne bovina brasileira

Chegada de 27 toneladas abre caminho para expansão no mercado do Sudeste Asiático

Atividade industrial inicia o segundo semestre de 2025 estável, aponta CNI

Indicadores refletem crescimento no acumulado do ano, apesar de leve queda na utilização da capacidade instalada