Integrantes da base aliada do governo Lula (PT) no Congresso Nacional anunciaram que vão protocolar um requerimento para convocar o ex-ministro da Economia Paulo Guedes a prestar depoimento na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS.
O objetivo é esclarecer decisões administrativas e a gestão da Previdência Social no período em que esteve vinculada ao Ministério da Economia, entre 2019 e 2021.
Expectativa
A convocação é considerada estratégica pela base governista, já que esse intervalo coincide com o surgimento de denúncias de descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas. Segundo os parlamentares, a oitiva é fundamental para “recompor a linha do tempo da responsabilidade administrativa” e confrontar informações já apresentadas por ex-dirigentes do INSS, representantes de empresas e entidades.
“O ex-ministro precisa esclarecer decisões tomadas quando a Previdência estava sob sua pasta e colaborar com a apuração de possíveis falhas de supervisão naquele período”, afirmou o deputado Paulo Pimenta (PT-RS).
De acordo com base, a expectativa é que o requerimento seja votado pela comissão nos próximos dias. Se aprovado, a CPMI definirá a data e o formato da audiência com Guedes, além de ajustar a sequência de depoimentos já previstos para tratar do tema.