28.5 C
Brasília

CPMI do INSS aprova plano de trabalho e requerimentos

Relatório final está previsto para março de 2026

Data:

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS aprovou nesta terça-feira (26) o Plano de Trabalho do relator, deputado Alfredo Gaspar (União-AL). O documento prevê que o relatório final seja apresentado e votado até 28 de março de 2026.
A investigação abrangerá o período de 2015 a 2025, incluindo os governos de Dilma Rousseff, Michel Temer, Jair Bolsonaro e Lula.

Convocações e convites aprovados

Na mesma reunião, os membros da comissão também aprovaram requerimentos em bloco, após acordo entre parlamentares da base governista e da oposição. O deputado Duarte Jr (PSD-MA), da base governista, foi assim também eleito vice-presidente da comissão, em votação simbólica.

Ao abrir a sessão, o presidente do CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), prometeu uma “investigação profunda e apartidária”.

Entre os alvos das convocações estão ex-presidentes e diretores de benefícios do INSS, ex-presidentes do Dataprev, e presidentes de entidades e associações contratadas pelo INSS desde 2015

Além disso, foram aprovados convites a ex-ministros da Previdência Social que estiveram à frente da pasta nos últimos governos:

  • Carlos Lupi (atual ministro, do governo Lula);

  • Eduardo Gabas (governo Dilma Rousseff);

  • José Carlos Olliveira (governo Bolsonaro).

O colegiado, composto por deputados e senadores, pretende apurar fraudes em benefícios previdenciários e eventuais irregularidades em contratos celebrados pelo INSS. O plano aprovado prevê uma linha de investigação ampla, cobrindo uma década de gestões e a atuação de empresas parceiras do instituto.

Autores

  • Jornalista carioca em Brasília, com experiência em cobertura econômica e política. Formação pela PUC-Rio, com passagem pela CNN Brasil na áreas de produção de videorreportagem.

    Ver todos os posts
  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Caixa criará fundo imobiliário para equilibrar finanças dos Correios

A Caixa Econômica Federal (CEF) vai criar um fundo...

Conselho de Política Mineral aprova nova governança, incluindo minerais críticos

Novas diretrizes priorizam transição energética e modernização sustentável da mineração

Crédito destinado à indústria da transformação caiu 40% em 12 anos, aponta CNI

Em contrapartida, o crédito para consumidores aumentou 97%.

Na próxima semana, CFT vota projeto do corte linear de benefícios

Governo busca agilizar tramitação e ampliar impacto fiscal apensando o texto ao PLP 128/2025