Convocações e convites aprovados
Na mesma reunião, os membros da comissão também aprovaram requerimentos em bloco, após acordo entre parlamentares da base governista e da oposição. O deputado Duarte Jr (PSD-MA), da base governista, foi assim também eleito vice-presidente da comissão, em votação simbólica.
Ao abrir a sessão, o presidente do CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), prometeu uma “investigação profunda e apartidária”.
Entre os alvos das convocações estão ex-presidentes e diretores de benefícios do INSS, ex-presidentes do Dataprev, e presidentes de entidades e associações contratadas pelo INSS desde 2015
Além disso, foram aprovados convites a ex-ministros da Previdência Social que estiveram à frente da pasta nos últimos governos:
-
Carlos Lupi (atual ministro, do governo Lula);
-
Eduardo Gabas (governo Dilma Rousseff);
-
José Carlos Olliveira (governo Bolsonaro).
O colegiado, composto por deputados e senadores, pretende apurar fraudes em benefícios previdenciários e eventuais irregularidades em contratos celebrados pelo INSS. O plano aprovado prevê uma linha de investigação ampla, cobrindo uma década de gestões e a atuação de empresas parceiras do instituto.

