O Congresso Nacional pode votar ainda nesta quinta-feira (20) a proposta orçamentária para 2025 (PLN 26/24), após a apresentação do relatório final pelo senador Angelo Coronel (PSD-BA). A Comissão Mista de Orçamento (CMO) deve analisar o texto ao longo do dia, antes da sessão conjunta do Congresso, prevista para as 15h. Caso não haja consenso, a votação pode se estender para sexta-feira (21), ou até ser adiada para abril.
Atrasos e impasses
O relator, senador Angelo Coronel, explicou que o atraso na tramitação ocorreu por conta de ajustes solicitados pelo governo federal. Entre as mudanças, houve a realocação de recursos para reforçar o programa Auxílio Gás.
O senador também alertou que novos impasses podem empurrar a votação para o mês de abril, especialmente porque os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), estarão fora do país na próxima semana. Os presidentes acompanharão Lula em agenda no Japão.
O Orçamento de 2025 deveria ter sido votado ainda em 2024, mas a tramitação foi impactada por uma decisão do ministro do STF Flávio Dino, que suspendeu a execução das emendas parlamentares.