24.5 C
Brasília

Congresso Nacional referenda acordo que libera emendas parlamentares

Data:

O Congresso Nacional referendou, nesta quinta-feira (13), o acordo que libera o pagamento das emendas parlamentares suspensas. Deputados e senadores se reuniram nesta manhã para tratar do assunto, agora a expectativa é que a agenda legislativa flua com mais rapidez, principalmente a votação do Orçamento de 2025, agendada para a próxima semana.

O ministro Flávio Dino, do STF, suspendeu, em dezembro do ano passado, o pagamento de R$ 4,2 bilhões em emendas que, de acordo com ele, não cumpriam preceitos constitucionais de transparência e rastreabilidade. Já na semana passada, o STF decidiu homologar o plano de trabalho para aumentar a transparência e a rastreabilidade das emendas parlamentares ao Orçamento da União. Houve um acordo, no qual a medida foi elaborada em conjunto pelos Poderes Legislativo e Executivo em relação aos questionamentos de Flávio Dino.

Orçamento

Com essa destrave, espera-se agora, é de que a Lei Orçamentária Anual (LOA) seja votada no plenário do Congresso no próximo dia 20, após a aprovação do texto pela Comissão Mista de Orçamento (CMO), prevista para a véspera (19).

Autor

  • Formada em jornalismo pelo UniCeub e graduanda em Ciências Políticas. Atuou como repórter na TV Cultura, Record, Metrópoles e R7. Atualmente, na Arko Advice cobre Congresso Nacional. Vencedora do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar e do Expocom/Intercom Centro-Oeste. Também conquistou lugar no Prêmio Paulo Freire de Jornalismo.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita