18.5 C
Brasília

Congresso derruba vetos e garante licenciamento simplificado para obras de médio impacto

Regras para obras estratégicas serão decididas em MP

Data:

O Congresso Nacional derrubou ontem (27) os vetos do presidente Lula (PT) à lei do licenciamento ambiental. Entre os trechos derrubados está o que proibia o uso da LAC (Licença por Adesão e Compromisso) para empreendimentos de médio potencial ou médio porte. Na visão do governo, o trecho comprometeria a capacidade do governo de exigir medidas mitigadoras sobre esses empreendimentos, podendo aumentar o risco de impactos ambientais e sociais. A derrubada dos vetos acontece após intensa articulação da bancada da agropecuária.

Também foi restabelecido o trecho que definia que serviços e obras direcionados à manutenção e ao melhoramento da infraestrutura em instalações preexistentes ou em faixas de domínio (incluindo rodovias pavimentadas e dragagens de manutenção) não estariam sujeitos a licenciamento ambiental.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

Competências dos estados e municípios

Também foram derrubados os vetos aos trechos que remeteram aos estados e municípios a definição de critérios como “porte” e “potencial poluidor” de empreendimentos, que seriam os principais operadores da LAC. Ao vetar o trecho, o governo argumentou que o trecho vai contra a competência da União de definir os critérios de licenciamento, tiraria o poder de governança do Sisnama (Sistema Nacional do Meio Ambiente) e incitaria a concorrência entre os estados.

Autor

  • Curso jornalismo na Universidade de Brasília (UnB) e busco unir meus conhecimentos da área da comunicação com o propósito da Arko Advice de entregar as principais notícias da política brasileira.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita