Câmara pode votar urgência para projeto de decreto legislativo que susta decreto do presidente sobre IOF. Congresso realiza sessão para analisar vetos e requerimento que pede CPMI do INSS pode ser lido. Na economia, destaque para a reunião do BC para decidir juros. A semana será mais curta por conta do feriado de Corpus Christi na quinta.
AGENDA POLÍTICA DA SEMANA
Segunda-feira (16/06)
- O presidente Lula participa da reunião do G7, em Kananaskis, cidade da província de Alberta, no Canadá.
- A Câmara pode votar urgência para o projeto de decreto legislativo que revoga o decreto do presidente Lula que aumentou o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
- O Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, participa, na Colômbia, até quarta-feira, da II Conferencia Internacional de Reforma Agraria y Desarrollo Rural – CIRADR+20.
- O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, entra de férias e retorna dia 23.
- O Supremo Tribunal Federal realiza audiência sobre o Marco Temporal.
- O Banco Central divulga IBC-Br (prévia do PIB) relativo a abril.
Terça-feira (17/06)
- O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), participam de feira agropecuária em Presidente Prudente (São Paulo).
- Frentes Parlamentares do Congresso podem fazer mobilização a favor da devolução da Medida Provisória 1303/25, que trata da tributação de aplicações financeiras e ativos virtuais.
- Prevista sessão do Congresso Nacional para analisar vetos presidenciais.
- O Senado pode votar projeto de lei complementar (PLP) que aumenta o número de cadeiras na Câmara dos Deputados para de 513 para 531.
- Termina o prazo para apresentação de emendas à Medida Provisória 1303/25, que trata da tributação de aplicações financeiras e ativos virtuais.
- Grupo de Trabalho na Câmara que discute a Reforma Administrativa realiza audiência pública, às 9h30, com entidades representativas dos servidores públicos. Às 15h, ouve representantes do setor produtivo.
- A Comissão Especial da Câmara que discute o projeto de inteligência artificial realiza audiência pública, às 13h30, sobre proteção de direitos fundamentais e novas tecnologias.
- A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa realiza, às 16h, audiência pública sobre irregularidades nos empréstimos consignados do INSS com representantes do Instituto Nacional de Seguridade Nacional (INSS), Tribunal de Contas da União, Federação Brasileira de Bancos, e outras entidades.
- Início da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central.
Quarta-feira (18/06)
- O Comitê de Política Monetária do Banco Central anuncia taxa básica de juros (Selic).
Quinta-feira (19/06)
- Feriado nacional (Corpus Christi).

