A semana continuará refletindo o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, com aliados defendendo a votação do projeto de lei da anistia. O governo, pelo seu lado, tenta incluir na agenda a isenção de imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil mensais. No Senado, a CCJ pode votar projeto do comitê gestor da Reforma Tributária. BC se reúne para decidir a taxa de juros.
AGENDA POLÍTICA DA SEMANA
Segunda-feira (15/09)
-
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, pode desembarcar em Brasília para articular votação do projeto sobre anistia para os acusados de tentativa de golpe de estado.
-
O Ministro de Estado da Defesa, José Múcio Monteiro, participa de visita à empresa SAAB, fabricante do caça Gripen, e de reunião com autoridades locais. Ele retorna dia 19.
-
A CPMI do INSS ouve o depoimento do lobista Antônio Carlos Camilo Antunes à CPMI do INSS está agendado para segunda-feira (15), a partir das 16h, conhecido como o “careca do INSS”.
-
O Banco Central divulga o IBC-Br (Prévia do PIB) de julho.
Terça-feira (16/09)
-
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), se reúne com líderes partidários para discutir a pauta de votações da semana.
-
A Câmara dos Deputados pode votar a Medida Provisória 1300/25, que altera a Tarifa Social de Energia Elétrica para isentar famílias de baixa renda da conta de luz em casos de pouco consumo.
-
A Câmara pode votar urgência para projeto de lei que trata do devedor contumaz (PLP 125/2025).
-
O deputado Carlos Zarattini (PT-SP), relator da MP 1303/25, que trata da tributação de bets e aplicações financeiras, apresenta seu parecer.
-
A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado pode votar o Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 168/25, que viabiliza a medida provisória (MP) do pacote para socorrer as empresas afetadas pelo tarifaço dos Estados Unidos (MP nº 1.309/25).
-
A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara realiza audiência pública sobre Os 50 maiores devedores do Governo Federal com Anelize Lenzi Ruas de Almeida, Procuradora-Geral da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, João Ricardo Pereira, Auditor-Chefe da AudFiscal do Tribunal de Contas da União, entre outros.
-
Início da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central para decidir a taxa básica de juros (Selic).
-
Willamy Moreira Frota e Gentil Nogueira de Sá Júnior tomam posse na diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), às 9h30.
-
Guilherme Theo Rodrigues da Rocha Sampaio assume o cargo de diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), às 10h.
-
Frederico Carvalho Dias toma posse como diretor-geral da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), às 17h.
-
O IBGE divulga dados sobre emprego (Pnad Contínua) no último trimestre encerrado em julho.
Quarta-feira (17/09)
-
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado pode votar o parecer do senador Eduardo Braga (MDB-AM) ao projeto de lei complementar que trata do Comitê Gestor (Reforma Tributária – PLP 108/22).
-
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anuncia taxa básica de juros (Selic).
-
Tiago Chagas Faierstein toma posse como diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), além de Rui Chagas Mesquita e Antonio Mathias Nogueira Moreira, que assumem o cargo de diretor na autarquia.
-
Banco Central dos Estados Unidos (FED) anuncia decisão sobre taxa de juros.
Quinta-feira (18/09)
-
A Confederação Nacional da Indústria divulga Sondagem Industrial.