22.5 C
Brasília

Como será a semana – 13/10 a 17/10

Governo prepara programa de reformas habitacionais e acompanha pautas legislativas importantes

Data:

O presidente Lula deve reunir sua equipe para discutir medidas alternativas à derrubada da MP 1303/25, que tratava de tributação de bets e títulos isentos. O relator do projeto de lei que trata da dosimetria de pena para os acusados de tentativa de golpe de estado pode apresentar parecer. Congresso discute vetos à lei do licenciamento ambiental. O STF inicia análise sobre a constitucionalidade da desoneração da folha de pagamento.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

AGENDA POLÍTICA DA SEMANA

Próxima semana

  • O presidente Lula se reúne com equipe econômica para discutir medidas alternativas à derrubada da MP 1303/25, que tratava de tributação de bets e títulos isentos.

  • O governo federal anuncia programa de apoio a reformas de moradia.

  • O deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), relator do projeto que trata da dosimetria da pena para os acusados de tentativa de golpe de estado, pode apresentar seu parecer.

Segunda-feira (13/10)

  • O presidente Lula viaja para Roma, na Itália, para participar de um evento promovido pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura).

Terça-feira (14/10)

  • O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), participa de audiência pública, às 10h, na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado para debater o projeto da isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil mensais (PL 1.087/25).

  • A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara realiza audiência pública, às 9h30, sobre relicitação do Aeroporto Internacional de Viracopos com Daniel Longo, Secretário Nacional de Aviação Civil do Ministério de Portos e Aeroportos, Keyla Araújo Boaventura, Secretária de Controle Externo de Infraestrutura do Tribunal de Contas da União (TCU), e outros.

  • As Comissões de Administração e Serviço Público e de Finanças e Tributação da Câmara promovem debate, às 10h, sobre Reforma Administrativa com o Deputado Pedro Paulo (PSD/RJ), relator do Grupo de Trabalho sobre a matéria, e outros.

  • A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara discute, a partir das 14h, medidas de fiscalização de empresas de apostas online (bets).

  • A Comissão Mista que analisa a MP 1309/25, que trata do Plano Brasil Soberano, pode votar o parecer do relator, senador Fernando Farias (MDB-AL).

  • Pré-COP30, último evento antes da própria conferência de clima da Organização das Nações Unidas (ONU), em Brasília, nesta terça e quarta.

  • A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal julga os réus do Núcleo 4 do plano de tentativa de golpe de Estado (operações estratégicas de desinformação). Também haverá julgamento dias 15, 21 e 22.

Quarta-feira (15/10)

  • O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, participa, em Washington, da 4ª Reunião de Ministros de Finanças e presidentes de Bancos Centrais do G20 e da reunião anual do Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Mundial. A secretária de Assuntos Internacionais da Fazenda, Tatiana Rosito, representará o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

  • A Comissão de Minas e Energia da Câmara promove discussão sobre a regulamentação do Marco Legal da Geração de Energia Elétrica Offshore com Gustavo Ataíde, Secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do Ministério de Minas e Energia, Jean Paul Prates – Presidente do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia, e outros.

Quinta-feira (16/10)

  • O presidente Lula (PT) instala o Conselho Nacional de Política Mineral.

  • Sessão do Congresso Nacional para analisar vetos e tentar votar o projeto de lei de diretrizes orçamentárias (PLDO).

  • A CPMI do INSS pode votar requerimentos de convocação de José Ferreira da Silva, conhecido como “Frei Chico”, vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) e irmão do presidente Lula.

  • O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, lidera comitiva para Índia com os ministros da Defesa, José Múcio, da Saúde, Alexandre Padilha, da Gestão, Esther Dweck, e do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, onde terão reuniões com autoridades locais para tratar dos setores farmacêutico, de biocombustíveis, defesa e infraestrutura.

  • O Banco Central divulga o IBC-Br (Prévia do PIB) de agosto.

Sexta-feira (17/10)

  • O Supremo Tribunal Federal inicia, por meio do plenário virtual, o julgamento de ação sobre a prorrogação da desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia e de municípios com até 156 mil habitantes. A análise ocorrerá no plenário virtual até o dia 24.

Autor

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Termina hoje o prazo da consulta para norma sobre perdas no sistema de água potável

Nova norma busca mais transparência, sustentabilidade e eficiência no abastecimento público, com participação da sociedade

Mercado reduz previsão de inflação para 2025 pela terceira semana seguida

Mercado revisa IPCA para 4,72% e mantém expectativa de crescimento moderado e câmbio estável

Análise: Legislação eleitoral com poucas mudanças para 2026

A um ano das eleições gerais, encerrou-se o prazo...

Análise: Eleições para governador

Levantamento realizado pela Arko Advice considerando as pesquisas de intenção...