O STF inicia o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus acusados de tentativa de golpe de Estado em 2022. O presidente Lula lança o programa Gás do Povo, reformulação do programa Gás para Todos. Na Câmara, o governo tenta avançar com o projeto que trata da isenção do imposto de renda. O IBGE divulgará o PIB do 2º trimestre do ano. União Brasil decide sobre a permanência no governo.
AGENDA POLÍTICA DA SEMANA
Próxima semana
-
Equipe econômica e lideranças partidárias se reúnem para discutir o projeto de lei que trata da isenção de imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil mensais.
-
Projeto do Orçamento da União de 2026 inicia tramitação no Congresso Nacional.
-
Pode ser instalada na Câmara Comissão Especial destinada a analisar a proposta de emenda à Constituição que trata da Segurança Pública.
Segunda-feira (01/09)
-
A CPMI do INSS ouve o advogado Eli Cohen, apontado como responsável por reunir provas e conduzir investigações que revelaram o alcance do esquema de filiações forjadas e cobranças ilegais sobre benefícios do INSS.
Terça-feira (02/09)
-
A Comissão Mista de Orçamento pode votar o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026 (PLN 2/25).
-
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), se reúne com líderes partidários para discutir a pauta de votações da semana.
-
Reunião, às 14h30, da Comissão Mista que discute a MP 1300/25, que trata do setor elétrico.
-
A Comissão Especial da Câmara sobre regulamentação dos trabalhadores por aplicativo (PLP 152/25) realiza audiência pública com Aloysio Corrêa da Veiga, Presidente do Superior Tribunal do Trabalho – TST, e Luiz Marinho, Ministro do Trabalho e Emprego.
-
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal inicia julgamento de Jair Bolsonaro e outras sete pessoas por tentativa de golpe de estado. Haverá sessões também nos dias 3, 9, 10 e 12 de setembro.
-
O IBGE divulga o resultado do PIB do 2º trimestre do ano.
Quarta-feira (03/09)
-
Reunião da cúpula do União Brasil para decidir sobre a permanência ou a entrega dos cargos que o partido ocupa na estrutura federal.
-
A Câmara dos Deputados realiza comissão geral para discutir proposta de reforma administrativa.
-
A Comissão Mista que discute a MP 1303/25, que trata da tributação de bets e aplicações financeiras, promove audiência pública para tratar de Debêntures incentivadas, LCIs, FIIs, LCAs e FIAGROS com Nelson Barbosa (BNDES), representante da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), entre outros.
-
A Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara realiza audiência pública, às 9h30, sobre os desafios e oportunidades dos data centers no Brasil e o PL 1.680/2025.
-
A Comissão de Educação da Câmara discute, às 16h30, quitação de parcelas futuras do FIES (Financiamento Estudantil) para estudantes adimplentes.
-
Missão empresarial liderada pela Confederação Nacional da Indústria visita Washington (EUA), nesta quarta e quinta, para discutir relação comercial entre os dois países.
-
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) retoma análise do processo que apura a parceria entre a Azul e a Gol por meio de um acordo de codeshare.
-
O IBGE divulga produção industrial em julho.
Quinta-feira (04/09)
-
O presidente Lula lança, em Minas Gerais, o programa Gás do Povo, cuja estimativa é atingir 15,5 milhões de famílias.
-
A Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços divulga a balança comercial de agosto.
Sexta-feira (05/09)
-
Arthur Watt toma posse como diretor-presidente da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), às 8h, na FGV. Pietro Mendes também toma posse como diretor da agência.
Domingo (07/09)
-
O presidente Lula participa, em Brasília, da celebração do Dia da Independência do Brasil.
-
Previstas manifestações de esquerda e de direita em várias cidades do país.