16.5 C
Brasília

Comissão quer ouvir Haddad e Alckmin sobre auxílio a exportadores

MP 1.309/25 cria apoio financeiro de até R$ 30 bilhões para exportadores afetados pelo tarifaço dos EUA

Data:

O Congresso Nacional instalou nesta terça-feira (23) a comissão mista destinada a analisar a MP Brasil Soberano (MP 1.309/25), que cria benefícios tributários para socorrer exportadores basileiros afetados pelo tarifaço dos EUA. O deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP) foi eleito presidente. O relator será o senador Fernando Farias (MDB-AL).

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

Plano de Trabalho

O relator apresentou plano de trabalho indicando votação da MP em 14 de outubro. Até lá, devem ser realizadas cinco audiências públicas. Para a primeira, prevista para a próxima terça-feira (30), serão convidados os ministros da Fazenda, Fernando Haddad (PT), e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB).

O que diz a MP

Entre outras medidas, a MP autoriza a utilização de até R$ 30 bilhões do superávit financeiro do FGE em linhas de financiamento para os exportadores afetados pelo tarifaço. Permite também a renegociação de financiamentos no Pronampe com amparo do Fundo Garantidor de Operações (FGO) e o uso do Fundo Garantidor de Crédito para Exportações (FGCE) na garantia de operações pré e pós-embarque.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Coordenador de jornalismo na Arko Advice, contribui para o Política Brasileira com bastidores da política nacional. Tem passagem como repórter pelo Correio Braziliense, Rádio CBN e Brasil61.com. Mestrando em Ciência Política.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Crédito destinado à indústria da transformação caiu 40% em 12 anos, aponta CNI

Em contrapartida, o crédito para consumidores aumentou 97%.

Na próxima semana, CFT vota projeto do corte linear de benefícios

Governo busca agilizar tramitação e ampliar impacto fiscal apensando o texto ao PLP 128/2025