17 C
Brasília

Comissão do Senado aprova projeto que estabelece direitos para os usuários de serviços financeiros

PL 4.871/24 estabelece portabilidade salarial automática, débito entre instituições e mais transparência

Data:

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou, nesta terça-feira (23), o projeto que dá direitos aos usuários de serviço financeiro, e prevê a concessão de crédito com juros reduzido (PL 4.871/24). Segundo o relatório do senador Eduardo Braga (MDB-AM), o trabalhador poderá escolher em qual banco receberá o salário. O projeto agora segue para o plenário da Casa.

Portabilidade salarial automática

Essa medida permite que qualquer pessoa transfira seu salário, aposentadorias e similares para a conta do banco de sua escolha, sem a necessidade de autorização do empregador. As instituições financeiras serão obrigadas a oferecer essa opção por canais digitais e acatar a solicitação em até dois dias úteis, promovendo maior liberdade e concorrência no mercado.

Débito automático entre instituições

O projeto garante também ao tomador de crédito a prerrogativa de solicitar que parcelas de operações de crédito sejam debitadas diretamente de contas em diferentes bancos.

Crédito com juros reduzidos

O texto cria ainda uma modalidade especial de crédito com juros reduzidos. Para acessar essa opção, os consumidores poderão aceitar condições que ampliam os direitos do credor, como a prova de mora e a citação via mensagens eletrônicas, e a irrevogabilidade do débito automático até a quitação da dívida.

Direito à informação e transparência

O projeto exige das instituições financeiras a comunicação prévia de, no mínimo, 30 dias sobre alterações nas taxas de juros de modalidades de crédito pré-aprovadas e rotativas, além da disponibilização de mecanismos digitais para cancelamento contratual.

Autor

  • Jornalista carioca em Brasília, com experiência em cobertura econômica e política. Formação pela PUC-Rio, com passagem pela CNN Brasil na áreas de produção de videorreportagem.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Na próxima semana, CFT vota projeto do corte linear de benefícios

Governo busca agilizar tramitação e ampliar impacto fiscal apensando o texto ao PLP 128/2025

Silveira sobre o leilão de baterias: “Será fundamental para assegurar a eficiência do nosso sistema elétrico”

Ministro articula participação de gigantes asiáticas para ampliar segurança energética e inovação tecnológica