25.5 C
Brasília

Comissão do Senado aprova fim de preferência da Petrobras em leilões

Projeto permite mais concorrência nos leilões e amplia possibilidade de concessão

Data:

A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado Federal aprovou, na manhã desta terça-feira (10), o projeto que altera a legislação sobre os leilões de campos petrolíferos do pré-sal, extinguindo o direito de preferência da Petrobras nas licitações sob o regime de partilha de produção (PL 3.178/2019).

Fim da preferência da Petrobras

De relatoria assumida pelo presidente da CI, senador Marcos Rogério (PL-RO), a matéria foi desarquivada pelos senadores em dezembro. Uma das modificações de acordo com o relatório é o fim do direito de preferência da Petrobras no regime de partilha de produção. Pela legislação vigente, se a Petrobras exercer o direito de preferência e seu lance no leilão for superado, a estatal pode aderir ao consórcio vencedor na condição de operador e com participação de 30%.

“Nessas condições, caso seja vencedora, arremata o lote com um lance menor do que estaria disposta a oferecer em condições de igualdade de concorrência, caso sua oferta seja superada, poderá simplesmente aderir ao consórcio vencedor. É uma regra de leilão, no mínimo, contraproducente, pois boas regras de leilão devem estimular os concorrentes a apresentarem os maiores lances possíveis”, diz parte do novo relatório.

No novo texto ainda é informado que em síntese, o PL veicula modificações da legislação do petróleo que permitirão o aumento da produção e das participações governamentais em relação ao marco regulatório atual.

Próximos passos

Agora o texto segue para Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Em seguida, deve ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), sem necessidade de votação no plenário.

Autor

  • Formada em jornalismo pelo UniCeub e graduanda em Ciências Políticas. Atuou como repórter na TV Cultura, Record, Metrópoles e R7. Atualmente, na Arko Advice cobre Congresso Nacional. Vencedora do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar e do Expocom/Intercom Centro-Oeste. Também conquistou lugar no Prêmio Paulo Freire de Jornalismo.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita