29.5 C
Brasília

Comissão discute criação do Operador Nacional do Sistema de Combustíveis nesta terça-feira

Câmara debate monitoramento do setor de combustíveis

Data:

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados vai discutir, nesta terça-feira (28), o Projeto de Lei 1923/24, que propõe criar o Sistema Eletrônico de Informações do Setor de Combustíveis e o Operador Nacional do Sistema de Combustíveis (ONSC). O debate acontecerá às 16 horas, no plenário 14.

O projeto tem como objetivo esclarecer os impactos regulatórios, econômicos e tecnológicos, além de avaliar seus efeitos sobre a qualidade dos combustíveis.

Operador Nacional do Sistema de Combustíveis (ONSC)

O Projeto cria o Operador Nacional do Sistema de Combustíveis (ONSC) para monitorar, em tempo real, os estoques e a movimentação de combustíveis em todo o Brasil. Para isso, a entidade coletará continuamente informações sobre todas as etapas; primeiro, do refino e da produção, depois, da revenda e da comercialização. Assim, será possível acompanhar o setor de forma completa e integrada.

Em seguida, elaborará relatórios e os encaminhará aos ministérios de Minas e Energia e da Justiça, à agência reguladora, às autoridades fiscais, ao Ministério Público e às entidades de defesa do consumidor.

Deputados solicitam reunião

A reunião foi solicitada pelo autor e pelo relator do projeto, deputados Julio Lopes (PP-RJ) e Júnior Ferrari (PSD-PA), assim como pelos deputados Cleber Verde (MDB-MA) e Beto Pereira (PSDB-MS).

Os parlamentares destacam que o controle de qualidade e a fiscalização dos combustíveis são essenciais tanto para a economia quanto para a população.

Atualmente, o Projeto de Lei 1923/24 aguarda votação na Comissão de Minas e Energia.

Autor

  • Curso Jornalismo no Centro Universitário IESB e tenho como objetivo ampliar meus conhecimentos e contribuir com o propósito da Arko. *Estagiária sob a supervisão da reportagem*

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

STF analisará recurso de Bolsonaro em plenário virtual em novembro

Primeira Turma analisará embargos de declaração que pedem revisão da pena e questionam condições do processo

Febraban adota regras mais rigorosas contra contas irregulares

Instituições devem identificar e encerrar contas usadas para práticas ilícitas

CAE aprova projeto que inclui pena mais severa para falsificação de alimentos

Projeto permite critérios especiais, fiscalização e punição