18.5 C
Brasília

Comissão de medida alternativa ao IOF ouve Fernando Haddad nesta quarta (6)

Ministro da Fazenda será o primeiro convidado da série de audiências públicas

Data:

A Comissão Mista que analisará a Medida Provisória alternativa ao aumento do Imposto sobre Operações Financeiras, o IOF (MP 1.303/25), terá a primeira reunião nesta quarta-feira (6). O primeiro convidado da série de audiência públicas será o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT).

Entre os principais pontos da MP. estão a equalização da alíquota do IR sobre aplicações financeiras em 17,5%, a cobrança de 5% de IR sobre títulos e investimentos hoje isentos e a elevação da CSLL para instituições financeiras. A medida foi apresentada pelo governo como alternativa ao decreto que elevou o IOF, que foi posteriormente sustado pelo Congresso.

Corte de despesas

Além disso, o texto editado pelo governo propõe mudanças na concessão de créditos tributários, no seguro-defeso, no programa Pé de Meia, além de critérios para concessão de auxílio doença.

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) presidirá o colegiado, e o deputado Carlos Zarattini (PT-SP) relatará o processo. Para não caducar, a comissão e o plenário das duas Casas devem aprovar o texto até 9 de outubro.

Na primeira reunião está prevista também a deliberação do plano de trabalho para as próximas audiências públicas, que abordarão também temas como mudanças em regras de ativos virtuais, compensações tributárias, benefícios previdenciários e sugestões para cortes e revisão de benefícios.

Autor

  • Jornalista carioca erradicada em Brasília, com experiência em cobertura econômica e política. Formação pela PUC-Rio, com passagem pela CNN Brasil na áreas de produção de videorreportagem.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Análise: Lula ensaia narrativa eleitoral

Na reunião ministerial da semana passada, o presidente Lula...

PL dos Portos: Governo anuncia acordo com trabalhadores

Memorando estabelece consenso sobre regras de trabalho a serem propostas em novo marco regulatório

Países da América Latina manifestam preocupação com presença militar dos EUA no Caribe

Maioria dos 21 países membros denuncia movimentação militar extra-regional, principalmente próxima à costa da Venezuela